Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

Instalação da Academia de Letras movimenta cenário cultural do Noroeste do Rio Grande do Sul

Instalação da Academia de Letras movimenta cenário cultural do Noroeste do Rio Grande do Sul

Data: 2 de junho de 2021
No dia 9 de junho, às 19h, será transmitida, ao vivo, a solenidade de instalação da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio). A partir de uma iniciativa inédita, a região noroeste abrigará a entidade fundada em 5 de dezembro de 2020, na sede da Casa do Artesão e do Produtor, de Novo Machado-RS. Na oportunidade, será feita posse e a apresentação dos membros-fundadores, acadêmicos Renato Pereira, Tanize Tomasi, Cleci Maria Scheid, Gretel Priebe, Nair Carpenedo, Rejane Fiepke Carpenedo, Teresinha Servat Gazola, Sadi Camera e Danilo Fagundes, que receberão a outorga simbólica da imortalidade acadêmica.
A Alenrio foi idealizada pelos escritores Renato Pereira e Tanize Tomasi, que vislumbraram uma confraria de autores e obras da região noroeste, visando a reunião de pessoas dedicadas a pensar as letras em suas mais distintas nuances, que tivesse como objetivo trabalhar em prol da valorização e divulgação da literatura, bem como, zelar pela formação de novos leitores e escritores.
“Mais do que reunir pessoas do segmento literário, a Academia tem como missão contribuir com o acesso e a democratização da literatura. A atuação da Alenrio se dará especialmente no incentivo aos autores e na formação de novos leitores. Além de identificar os autores locais, a expansão da academia ocorrerá para toda a Região Noroeste do Rio Grande do Sul. A reunião de autores, de obras e de outras pessoas de reconhecido mérito contribuirá para a elevação das letras e das artes do território gaúcho. A abertura de novas vagas se dará por meio de edital”, ressaltam Renato e Tanize.
Após diálogo com inúmeras lideranças, a entidade passou a contar com o reconhecimento e apoio dos diversos municípios que integram a comunidade regional. Dentre as atividades previstas na programação do evento destacam-se a apresentação dos acadêmicos efetivos e dos patronos, fruição da obra “Novo Machado conta sua história”, escrita por Gretel Priebe e Cleci Maria Scheid e o lançamento do livro “Saqueadores de Tucunduva”, por Sadi Camera. O evento contará ainda com a participação do professor e escritor Alcides Vicini, como convidado especial.
A transmissão poderá ser acessada na página oficial da Alenrio, https://www.facebook.com/AlenrioRS e nos meios de comunicação parceiros do evento.