Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

FESTEJOS JULINOS DA SEHAS

FESTEJOS JULINOS DA SEHAS

Data: 28 de julho de 2020

Julho tradicionalmente é o mês em que acontecem os festejos Julinos da Secretaria Municipal de Habitação, Assistência Social e Cidadania- SEHAS e Unidades de Atendimento tendo como público alvo os usuários referenciados aos serviços do CRAS, CREAS e Centro Social do Idoso.

Este ano, apesar do distanciamento social em decorrência da Covid-19 a data não passou em branco sendo adaptada às novas formas de trabalho sem perder o carinho e animação na realização das atividades.

Com a proposta “Arraiá na Borsa”, o CREAS contemplou as famílias referenciadas no PAEFI e no Grupo CONVIVER que atendem ao público idoso em situação de vulnerabilidade social por meio da realização da entrega de tradicionais quitutes juninos para a comemoração da Festa Julina a domicílio, assim, as equipes se deslocaram para a realização da entrega da “Borsa” preparada carinhosamente para as famílias, bolo de milho com goiabada, pipoca, bolo salgado, cricri e pão doce estavam entre os quitutes. Os idosos também foram convidados a compartilhar uma receita de família criando memória que em outro momento será transposta em um Livro de receitas.

O CRAS também contemplou os usuários dos serviços abordando a temática “Festa Julina: Movimentando a família em tempos de pandemia”, já que o CRAS tem a centralidade da família como trabalho. A ação desenvolvida compreendeu a distribuição de Kits com ingredientes e receitas de tradicionais quitutes juninos, assim como material para confecção de bandeirinhas e brincadeiras com as famílias que se inscreveram para participar, para que cada família desenvolvesse as atividades no calor e segurança de seus lares e após encaminhassem fotos para a equipe do CRAS.

O principal objetivo destas ações foi manter e fortalecer os vínculos com os usuários e potencializar a atenção principalmente ao público idoso, tão vulnerável nesse contexto, tendo um retorno muito positivo por parte dos usuários, com relatos cheios de emoção e saudade.

Os profissionais da SEHAS agradecem a acolhida e mais uma vez lembram que a colaboração de todos é muito importante para superarmos essa situação.