EXECUTIVO MUNICIPAL LANÇOU O PROJETO ESCOLA DE GAITEIROS

Data: 18 de agosto de 2022
A Administração Lilian/Vanderlei através da SMEC/Coordenadoria de Cultura realizou o lançamento do projeto da Escola de Gaiteiros na noite desta quarta-feira dia 17 de agosto no Parque do Sindicato Rural de Santo Augusto, dando início as atrações da 23ª EXPOFEIRA, 11ª FEICISA, 13º CANTO NATIVO E 6º CANTINHO NATIVO, eventos que acontecem até o dia 21/08, no Parque do Sindicato Rural.
Na oportunidade, contamos com a presença do renomado músico e idealizador do projeto, Renato Borghetti e crianças da Escola de Gaiteiros da Cidade de Lagoa Vermelha que após os pronunciamentos das autoridades, proporcionaram um grande show aos presentes.
O projeto da Escola de Gaiteiros, entre o nosso município e o Instituto Renato Borghetti, ofertará aulas de gaita para alunos das redes de ensino de Santo Augusto, para estudantes de 07 a 15 anos e visa difundir a cultura gaúcha e possibilitar a realização de uma atividade extraclasse. Santo Augusto é o 14º município do estado a aderir ao projeto.
“Nesse projeto os participantes receberão as gaitas, aprenderão a montá-la e tocá-la e as aulas serão gratuitas, no Centro Municipal de Cultura onde o município contratou o professor Márcio de Mello que irá ministrar”, esclarece a Coordenadora de Cultura e Turismo, Dorotéa Schaeffer.
No decorrer desse ano iniciará a seleção dos participantes e após esse processo, começarão as aulas práticas.
Na opinião da secretária de educação e cultura, Eliane Paier: “este tipo de projeto, além de fomentar a atividade cultural gaúcha, é mais uma oportunidade de aprendizagem para os nossos jovens”.
A iniciativa de trazer o projeto para Santo Augusto, teve a mediação do deputado Ernani Polo, que esteve presente na ocasião do lançamento.