EXECUTIVO FAZ REUNIÃO COM LEGISLATIVO PARA EXPLANAR SOBRE NOVA ÁREA INDUSTRIAL

Data: 29 de dezembro de 2023
(Também foi apresentado projeto de uma grande empresa para se instalar no local gerando centenas de empregos com alto valor de faturamento e arregadação tributária)
A Administração Municipal, representada pelo Prefeito em exercício, Vanderlei Carpes Martins, pelo Secretário da SESUPLAN, Paulo Tonetto de Moura, pelo Coordenador de Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Vargas Fontoura, e pelo Assessor de Projetos e Captação, Eugenio Frizzo, juntamente com o CEO e o Gerente de operações da empresa Botier, Emerson Speroni Scherer e Rafael Gomes Chagas, respectivamente, reuniram-se no último dia 27 de dezembro nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores.
O propósito desse encontro foi discutir com membros do Poder Legislativo a criação de uma nova área industrial em nosso município. Eugenio Frizzo apresentou uma análise da área industrial existente, estabelecida em 1995, destacando que está completamente ocupada. Dessa forma, ressaltou a extrema necessidade de estabelecer um novo espaço. Foi proposta a criação de uma nova área localizada no km 70,5 da ERS-155, nas proximidades da antiga UTAR.
O CEO da Botier, Emerson, compartilhou detalhes do projeto que visa expandir as atividades industriais da empresa que atualmente tem sua sede em Castro, no Paraná, e uma filial em Santo Augusto. O grupo que comanda a Botier pretende construir uma nova planta industrial moderna e de grande capacidade, dedicada a montagem de máquinas para o setor agropecuário. A planta também inclui um centro de desenvolvimento e inovação. O projeto envolve, também, instalação de vários fornecedores de componentes que alimentarão a fábrica da Botier. Portanto, a proposta é uma área mais extensa, com infraestrutura adequada e fácil acesso.
O projeto é uma iniciativa que vai gerar empregos e trazer oportunidades para o município, seja nos campos econômico, social e de desenvolvimento tecnológico. A previsão é que, quando plenamente implementado até o ano de 2028, gere aproximadamente 250 empregos diretos e indiretos, com um faturamento estimado de 300 milhões de reais e uma arrecadação tributária aproximada de 36 milhões de reais.
Os projetos de lei para a criação da nova área e os incentivos fiscais estão em fase de elaboração, com previsão de serem encaminhados à Câmara de Vereadores até o final de janeiro de 2024 para apreciação e aprovação.
A gestão municipal, Lilian/Vanderlei, tem como uma das principais preocupações o sucesso dessas iniciativas. Há uma grande expectativa de que tudo transcorra da melhor forma possível, trazendo uma nova realidade para o desenvolvimento de Santo Augusto.