ESTADO LANÇA ALERTA MÁXIMO SOBRE A ACELERAÇÃO DA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19

Data: 26 de fevereiro de 2021
O Centro de Operações em Emergência (COE), do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) publicou um alerta máximo à população gaúcha nesta quinta-feira (25/2) sobre o aumento da transmissão da Covid-19 no Rio Grande do Sul. O documento recomenda e reafirma ações efetivas que possam diminuir a transmissibilidade do coronavírus a partir do comportamento individual e coletivo na sociedade gaúcha.
O alerta chama a atenção para o aumento exponencial de pacientes hospitalizados pela Covid-19, que alcança marcas diárias, superando as projeções matemáticas, com dados que confirmam a alta concentração de circulação viral.
Recomendações:
1. Diminuir a circulação de pessoas.
a. Ficar em casa.
b. Respeitar o distanciamento físico de 2 metros entre pessoas que moram em casas diferentes.
c. Evitar/não realizar reuniões públicas, viagens ou atividades não essenciais.
2. Identificar e isolar pessoas sintomáticas ou casos suspeitos da Covid-19
a. Garantir isolamento de todas as pessoas com caso suspeito ou confirmado.
3. Usar de forma adequada as máscaras e higienizar as mãos.
Na tarde de hoje, a Prefeita Lilian, o Vice-Prefeito Vanderlei estarão reunidos com Secretários para tratar sobre o assunto covid-19 entre outros. Estamos no aguardo da publicação do Decreto do Governo do Estado para divulgarmos o Decreto Municipal sobre as restrições que ocorrerão a partir deste sábado, dia 27 de fevereiro de 2021.