EQUIPE DO IBGE, QUE VEM REALIZANDO O CENSO 2022, ESTEVE REUNIDA COM LIDERANÇAS

Data: 30 de setembro de 2022
A equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE através do Coordenador de Área Valério Neumann, dos Coordenadores de Sub Área Charli Guevedo e Lucas Dornelles estiveram em reunião, na tarde desta sexta-feira (30 – 10), no Auditório Feliciano Paulo Guterrez de Moura com várias autoridades do Executivo Municipal e lideranças da Brigada Militar, Polícia Civil entre outras entidades.
O encontro denominado de “reunião de planejamento e acompanhamento do censo”, teve o objetivo de apresentar o andamento e a transparência dos trabalhos em campo e reforçar o apoio das entidades municipais para garantir a qualidade e cobertura do censo 2022.
Segundo informações de Lucas Dornelles: “no município de Santo Augusto, até o momento, cerca de 5 mil pessoas já foram recenseadas, ou seja, cerca de 33% da população. Tivemos algumas dificuldades pontuais com relação ao preenchimento das vagas de recenseadores, onde temos 9 profissionais indo a campo, nem sempre se encontra as pessoas em casa, o que acaba atrasando os trabalhos. Quando o morador não é encontrado é deixado na residência uma folha de recado para o devido preenchimento. Também foi dado ênfase em mostrar quem são os recenseadores, onde eles estão atuando, como identificá-los, os quais possuem um colete padronizado e crachá do IBGE”.
Os trabalhos de campo começaram em agosto e a previsão de conclusão é para o mês de novembro, lembrando que além de Santo Augusto, os mesmos recenseadores estão atuando em São Valério do Sul.
Os profissionais não têm um horário fixo para visitas, inclusive podendo fazer após às 18h e nos finais de semana facilitando encontrar as pessoas em casa e é muito importante a participação e colaboração da comunidade em informar corretamente os dados, pois, o último censo foi realizado em 2010.
Todos os endereços serão visitados e reforçamos a importância, desta que é a maior pesquisa feita pelo IBGE e os dados coletados mostram uma compilação completa sobre a população, inclusive para as políticas públicas e atração de investimentos no município.