Equipe da SEHAS participa do1º Seminário Regional de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher

Data: 27 de agosto de 2022
A Secretária da SEHAS Márcia Terezinha Fucilini, acompanhada das equipes da gestão, do CRAS Carmem Maria Andrighetto, CRAS Zona Sul e CREAS participaram, no dia 12 de Agosto, na cidade de Coronel Bicaco do 1º Seminário Regional de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher, o evento teve a participação de aproximadamente 120 pessoas, oriundas de 15 municípios e foi direcionado para profissionais atuantes no âmbito da Região Celeiro, nas áreas de serviço social, psicologia, enfermagem, jurídico, gestores de assistência social e saúde, e agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar.
O evento foi organizado pelo projeto ‘Bem Me Quero’, do Município que oferece atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica no município e trouxe a fala da psicóloga Bibiana Guimarães que explicou a origem do projeto ‘Bem Me Quero’, também os policiais militares que coordenam a Patrulha Maria da Penha, do 7º BPM, apresentaram o balanço das ocorrências registradas desde janeiro de 2020. A delegada Cristiane de Moura e Silva Braucks, que chefia a 22ª Região Policial, lamentou o crescimento do número de feminicídios em 2022 na Região Celeiro, a qual pediu que os profissionais das redes de proteção nos municípios permaneçam alertas ao comportamento dos casais com histórico de agressões. Cristiane de Moura e Silva Braucks ainda enfatizou a estrutura da Polícia Civil na Região Celeiro. A diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Evelin Postiguilhone, afirmou que o acolhimento das vítimas de violência doméstica é o gargalo do Estado. Ela frisou que precisa ser incentivada a criação de centros de referência para mulheres nos municípios gaúchos. Evelin Postiguilhone elogiou a atuação do Ônibus Lilás na prevenção e conscientização sobre violência doméstica no Rio Grande do Sul. Ao término do evento, ficou acertado que Santo Augusto sediará o seminário regional no próximo ano.