EM RECENTE VIAGEM A PORTO ALEGRE, COMITIVA CONFIRMA CONQUISTAS PARA A SAÚDE E INFRAESTRUTURA

Data: 2 de abril de 2024
Aparelho de raios X para o Hospital Bom Pastor
O Hospital Bom Pastor, de Santo Augusto, terá o reforço para atendimento da população de um raios x fixo digital. A confirmação do novo equipamento deu-se durante uma audiência em Porto Alegre, ocorrida na terça-feira, 26 de março, com a secretária da saúde, Arita Bergmann, na presença do secretário do desenvolvimento econômico, Ernani Polo, da prefeita da Cidade Pérola da Região Celeiro, Lilian Depiere, do presidente do Hospital Davi Alexandre Ceolin e da diretora da instituição de saúde, Marilei Andrighetto, além dos vereadores Eder Fucilini (Tomate), Glades Bertolo, Max Bahry, Omar Santi e Joel Antunes da Rosa. O raios x fixo digital terá investimento da ordem de R$ 450 mil e faz parte de anúncios realizados recentemente pelo governo do Estado, dentro do programa Avançar na Saúde. O Hospital Bom Pastor realiza cerca de 300 exames de raios x pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por mês.
Segundo dados da secretaria estadual da saúde, após a implementação do programa Assistir RS, o Hospital Bom Pastor passou a receber recursos de R$ 3.412.460,65 milhões ano, um aumento de R$ 2.044.960,65 milhões nos repasses do Estado.
O Estado, por decisão do governador Eduardo Leite, criou diversas ações e vem repassando recursos para os municípios investirem em diversas áreas e também com programas de apoio à saúde, viabilizando recursos para melhor equipar os hospitais do interior do RS.
Também por articulação do Deputado e Secretário Ernani Polo, o Estado já havia destinado ao Hospital Bom Pastor R$ 650 mil reais, que foram utilizados para compra de um mamógrafo digital. “São iniciativas importantes que estamos podendo viabilizar junto ao governo do Estado, através da secretaria estadual da saúde, para qualificar ainda mais os atendimentos para a população santo-augustense e regional, em uma articulação que realizamos junto com a prefeitura, vereadores e direção do Hospital Bom Pastor. Ganha o município e a comunidade e a região, que terão melhores atendimentos em saúde”, destaca o secretário Ernani Polo.
O presidente do Hospital Bom Pastor destaca a relevância da iniciativa. “É um avanço muito significativo, onde qualificaremos os serviços, com a substituição do raios x analógico pelo digital, beneficiando a comunidade local e regional. Agradeço a articulação do secretário Ernani Polo junto ao governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, bem como o apoio dos poderes executivo e legislativo de Santo Augusto”, ressalta Davi Ceolin.
Investimentos em infraestrutura
Também durante a estada na capital gaúcha foi reafirmado, em reunião na secretaria do desenvolvimento econômico, junto à secretaria de desenvolvimento urbano, o convênio do município com o Estado dentro do programa Pavimenta 2, para investimentos em infraestrutura para Santo Augusto.
“Agradeço pelos recursos tanto do pavimenta quanto do raios x para o Hospital. Com certeza essas ações vão melhorar a vida das pessoas de Santo Augusto e região”, comentou a prefeita Lilian Fontoura Depiere.