Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

EM ATO HISTÓRICO, ESCOLA MUNICIPAL CÍVICO-MILITAR DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO É INAUGURADA

EM ATO HISTÓRICO, ESCOLA MUNICIPAL CÍVICO-MILITAR DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO É INAUGURADA

Data: 1 de julho de 2022
(Noite memorável para a educação de santo augusto)
Com a presença de autoridades, Círculo de Pais e Mestres — CPM, Conselho Escolar — CE, a equipe diretiva, os professores e demais servidores da E.M.E.F. São João, imprensa, público, em geral, foi oficialmente entregue a comunidade Santo-augustense, na noite desta quinta-feira, 30 de junho de 2022 nas dependências do ginásio da escola, a inauguração da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São João.
O ato que contou com várias atrações, emocionou os presentes por ser uma novidade no formato escolar.
A Administração Municipal Lilian/Vanderlei através da Secretaria de Educação e Cultura — SMEC, foram responsáveis em buscar e colocar em prática mais uma das ações elencadas no plano de governo, sendo, portanto, uma inovação esse projeto de Lei n.º 15.108/2018 criado pelo Deputado Tenente-Coronel Zucco e com apoio do Deputado Ernani Polo, através do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
— O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa; — O Rio Grande do Sul conta com 23 escolas do programa federal e com 50 escolas do programa estadual; — Os monitores cívico-militares atuam no apoio à gestão escolar dentro dos princípios do programa: civismo, respeito, dedicação, entre outros, enquanto os professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Cronologia dos Fatos:
No dia 15 de janeiro de 2021, a Prefeita Lilian entregou em mãos, ofício ao então Secretário de Educação do Estado, Faisal Karam, quando da sua vinda à Santo Augusto, protocolando o pedido de instalação de um modelo de Escola Cívico-Militar.
Em fevereiro foi assinado o termo de intensão e no dia 18 de maio em Porto Alegre, ocorreu o manifesto formal de interesse pela adesão e dois dias depois a Prefeita Lilian e a Gestora da SMEC, Eliane concederam entrevista coletiva de imprensa as rádios locais anunciando a conquista.
Já em 27 de maio de 2021 foi assinado o 1° termo aditivo de cooperação entre o estado do RS e a Secretaria de Segurança Pública e em 1.º de junho foi assinado o termo de adesão entre o município e o estado.
No dia 25 de maio de 2022 foi nomeado e divulgado no Diário Oficial do Estado o Tenente Geroni Machado como monitor cívico-militar da escola, sendo que, no dia 03 de junho o mesmo apresentou-se para o início dos trabalhos e neste dia 30 de junho de 2022 foi instalado oficialmente a Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São João, localizada no Bairro que leva o nome da escola.