DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ???

Data: 18 de maio de 2021
(Para refletir sobre a data, o CREAS convida interessados para criar uma frase relacionada ao tema e participar da campanha)
Um importante e delicado tema ganha destaque nesta terça-feira, 18 de maio. Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.
O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.
Em Santo Augusto está sendo lançado nesta data o projeto “Faça Bonito”, que busca tratar sobre a prevenção e refletir sobre os impactos da violência sexual na infância e adolescência.
Para tanto o CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social convida a rede de educação, professores, alunos, demais profissionais da área, o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde e público geral a ser parceiros nesta campanha.
Assim, convidamos a todos para pensar nos moldes da proposta:
??1 – Criar um frase relacionada a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes;
?2 – Torna-la imagem; Ilustrar sua frase de impacto por meio de: fotografia, fotografia de desenho, fotografia de escultura, fotografia de objetos (brinquedos), fotografia de colagens ou outras técnicas artísticas!
?3 – O último passo é ENVIAR sua frase ilustrada para o e-mail do CREAS: [email protected], também estamos aqui para orientar sobre qualquer dúvida: (55) 9 97945018
As frases e imagens escolhidas pelos organizadores respeitarão o critério de maior impacto, criatividade e clareza e irão compor Banners/Totens no mesmo formato da produção disposta pelo CREAS na Av. do Comércio do município de Santo Augusto no decorrer do ano de 2021, mobilizando a população em torno da questão social. Na semana de lançamento dessa proposta a partir do dia 18 de maio serão realizadas entrevistas nas rádio locais, conversas e reflexões com o intuito de fortalecer a capacidade protetiva dos adultos ao abordar elementos que facilitem a identificação de comportamentos que sugerem a vivência de violência sexual, fazendo do diálogo familiar um espaço de orientação em tono do tema.
Buscar-se-á com a proposta atingir diferentes segmentos da sociedade. Tendo em vista que a violência é um problema de todos. O CREAS te convida a participar dando visibilidade a esta questão e dormir de consciência limpa!
Contamos com vocês! ???