Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Data: 18 de maio de 2022
18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em Santo Augusto, através da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social – SEHAS, via Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, tem o número de 42 crianças e adolescentes que são atendidas, contudo: “essas pessoas são vítimas de violências de vários tipos, psicológica, física e também em alguns casos sexual. Podemos destacar que não existem violências puramente sexuais porque sempre são acompanhadas pelas demais”.
De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos, é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país.
Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos.
A data foi escolhida em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Nesta data, costumam ser realizadas diversas atividades nas escolas e demais espaços sociais como, por exemplo, palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.
Lembramos que em Santo Augusto, devido à instabilidade climática as atividades serão realizadas em outra data.