Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

Data: 25 de novembro de 2021
O Dia Internacional para a não violência Contra as Mulheres é comemorado anualmente em 25 de novembro.
A data tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos.
De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
Origem da Data:
A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.
O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.
Em Santo Augusto acontece uma campanha do COMDIM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), com 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero, uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas. A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A partir do dia 25 de novembro, quinta-feira nos informativos de rádio teremos diariamente uma mensagem através de áudio falando sobre o tema.
Presidente COMDIM – Gilvana Nery de Melo
Vice-Presidente – Larissa Boeira
Secretária – Dinorá de Moura