Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

DIA DO CAMINHONEIRO 🚛: ENTENDA COMO SURGIU E POR QUE HÁ 3 DATAS

DIA DO CAMINHONEIRO 🚛: ENTENDA COMO SURGIU E POR QUE HÁ 3 DATAS

Data: 16 de setembro de 2022
🤝Nesta sexta-feira (16) é comemorado no Brasil o Dia do Caminhoneiro e a Administração Lilian/Vanderlei quer homenagear todos esses profissionais. Mas essa não é a única data oficial para celebrar a profissão.
🔄Além de 16 de setembro, estes profissionais que ajudam a movimentar a economia também recebem homenagens em outras duas datas: em 30 de junho e em 25 de julho.
Por não haver uma única data, é comum que haja dúvidas quanto ao dia certo, mas a resposta é: todos estão corretos. Às três datas foram criadas de formas diferentes e todas homenageiam a mesma classe profissional. Saiba mais sobre cada uma delas:
🚛30 de junho:
Nesta data a comemoração acontece só no estado de São Paulo. Em 1986, o então governador do estado, Franco Montoro, assinou a lei estadual, n.º 5,487, estabelecendo 30 de junho como o “Dia do caminhoneiro(a)” em São Paulo.
🚛25 de julho:
A data de 25 de julho é a mais popular e reconhecida pelos próprios caminhoneiros, pois, é o dia de seu santo padroeiro, São Cristóvão. Nesta ocasião costuma haver missas, procissões, festas e carreatas com a bênção dos veículos.
💮São Cristóvão, no entanto, não é padroeiro apenas dos caminhoneiros e caminhoneiras, mas também de todos os 🚚 transportadores, incluindo 🏍 motoqueiros, motoristas de 🚌 ônibus, 🚖 taxistas, outros pilotos 🚙 e motoristas de todos os meios de transporte.
🚛16 de setembro:
Esta é a data comemorativa oficial que vale para o Brasil inteiro. O Dia Nacional do Caminhoneiro foi oficialmente decretado com a lei n° 11,927, de 17 de abril de 2009, assinada pelo então vice-presidente em exercício do cargo de presidente, José de Alencar Gomes da Silva.