A Administração Lilian/Vanderlei através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, neste dia 04 de outubro, quer homenagear os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe do programa Estratégia de Saúde da Família. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce.
O ACS é uma figura fundamental na saúde da família, pois possibilita que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade. O Agente também mantém o fluxo contrário, transmitindo à população informações de saúde.
Já o Agente de Combate às Endemias (ACE) é um profissional fundamental para o controle de endemias. Os profissionais têm como missão ampliar o acesso da população às ações e aos serviços de informação, de promoção e proteção à saúde coletiva em conformidade com as diretrizes do SUS.
Atualmente, existem equipes em todos as regiões brasileiras, com agentes inseridos na comunidade – o que permite a criação de vínculos com a população. O agente de endemias contribui para promover uma integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental. Como está em contato permanente com a comunidade onde trabalha, ele conhece os principais problemas da região. A visita domiciliar tem a finalidade de cuidado e orientação, objetivando à promoção da saúde da comunidade.
Essa atividade do ACE realizada fora da unidade de saúde tem como obrigação básica descobrir focos do mosquito Aedes Aegypti, destruir e evitar a formação de criadouros e impedir a reprodução de focos.
Além disso, vistoria depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d’água, calhas e telhados. O trabalho do ACE é de suma importância para saúde pública.
O ACE é um profissional essencial na prevenção, vigilância e controle das doenças.