Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

DIA DA ÁRVORE 🌳

DIA DA ÁRVORE 🌳

Data: 21 de setembro de 2022
O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de Setembro e o Executivo Municipal valoriza essa comemoração.
Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.
O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.
O Brasil tem uma árvore que é o seu símbolo, o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata). A árvore foi declarada árvore nacional através da Lei nº 6.607, de 7 de dezembro de 1978.
Como surgiu o dia da árvore?
Tudo começou em 10 de abril de 1872, quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.
O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza, e como isso afetaria a vida a longo prazo.
No Brasil, apesar de ainda ser comemorado, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores. Em função do clima, ela é comemorada durante a última semana de março nos estados do Norte e do Nordeste, e na semana do dia 21 de setembro nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
A Festa Anual das Árvores foi instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.
Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.
No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.