COMEÇOU A SEMANA FARROUPILHA 2023

Data: 14 de setembro de 2023
Sob chuva, na tarde da última quarta-feira, 13 de setembro, foi oficialmente aberta a Semana Farroupilha 2023, um evento organizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte em parceria com as entidades tradicionalistas, com a temática da celebração ao centenário da Revolução de 1923.
Depois da jornada desde a cidade de Três Passos, a chama foi confiada aos cuidados do Piquete Sombra da Figueira do América Futebol Clube, no Estádio Ninho da Águia. Os cavalarianos então a conduziram até o Centro Municipal de Cultura, onde se deu o ato oficial de abertura das festividades.
Após os discursos das autoridades, seguiram em direção ao CTG Pompílio Silva, e em seguida à Empresa Imacol e ao CTG Carreteiros dos Pampas. As atrações da Semana Farroupilha 2023 continuarão oferecendo uma variedade de atividades até o dia 20, data do gaúcho e feriado estadual, culminando na Extinção da Chama Crioula, às 17h.
A Semana Farroupilha é um momento ímpar de reverência às tradições gaúchas, reunindo Entidades Tradicionalistas e o Poder Público Municipal. Juntos, através de diversas atividades culturais, homenageiam os feitos de nossos antepassados.
Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.