Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

COM MUITO ORGULHO, SANTO AUGUSTO SEDIOU O IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

COM MUITO ORGULHO, SANTO AUGUSTO SEDIOU O IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Data: 25 de maio de 2023
(Evento foi um sucesso inserido nas comemorações dos 64 anos do município)
Abordando a temática a educação que transforma vidas: percursos necessários, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura — SMEC e Ferraz Eventos e Treinamentos realizaram nos dias 23 e 24 de maio, no Clube 7, O IV Congresso de Educação de Santo Augusto, o qual reuniu professores/as, coordenadores/as, supervisores/as, diretores/as, gestores/as e profissionais de várias áreas de instituições públicas e privadas da nossa região, tendo 417 participantes inscritos representando, além do Município anfitrião, Chiapetta, Crissiumal, Humaitá, Inhacorá, São Martinho, São Valério do Sul e Tiradentes do Sul.
A educação atravessa, especialmente na contemporaneidade, densas reflexões e problemáticas que apontam para rotas e caminhos variados. Já no atual momento em que vivemos, começamos a olhar tanto para os efeitos causados pela pandemia, como para as mudanças estruturais que ocorreram. Na esteira de tantas transformações em curso, quais são os percursos necessários, numa educação que transforma vidas?
Nesse sentido, várias apresentações artísticas e palestrantes de renome nacional e internacional abrilhantaram o evento, como: Regina Shudo, Maria Regina Passos, Adriano Canabarro Teixeira, Geraldo Peçanha Almeida, Jane Haddad e Iarley Bermudes, Alessandra e Rubens Wajnsztejn e Eduardo Shinyashiki, os quais, apresentaram apontamentos e análises de diversas áreas para contribuir com o trabalho pedagógico.
A Secretária de Educação e Cultura, Eliane Paier destaca: “Mais uma vez a SMEC atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e atendendo ao Plano Nacional de Educação, onde diz que, o Distrito Federal, os Estados e Municípios deverão promover a formação continuada dos profissionais do magistério. Então, esse Congresso foi planejado para atender essa legislação, onde entende-se que a valorização dos profissionais não se faz apenas com o pagamento da folha salarial e sim oportunizando esses momentos de qualificação, afinal, precisamos mudar e atualizar as práticas pedagógicas em sala de aula”.