Na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025, o salão de eventos do Sicredi foi o cenário escolhido para celebrar um ano de acolhimento e transformação. A ocasião contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, representantes da Associação Hospitalar Bom Pastor, além de pais das crianças atendidas, que participaram de uma palestra e momento de conexão conduzido pela Neuropsicopedagoga Liliane Feister, de Ijuí.
O Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, TEAbraça, completou, no último dia 19 de fevereiro, seu primeiro ano de atividades. Durante esse período, o centro abriu suas portas de forma permanente, oferecendo acolhimento direto e especializado para as crianças e suas famílias.
Este marco representa a concretização de um projeto que teve seu planejamento iniciado há cerca de três anos e superou diversos desafios ao longo do tempo. O sucesso desse projeto pioneiro é resultado da colaboração entre a Prefeitura Municipal, com o engajamento da Prefeita Lilian, as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e a Associação Hospitalar Bom Pastor.
Ao longo do caminho, foram realizadas diversas capacitações sobre neurodesenvolvimento, incluindo a criação do Selo Neurocidade, que certifica empresas e entidades como capacitadas e comprometidas com a inclusão, oferecendo atendimento prioritário. Todo o processo foi conduzido pelo renomado Professor Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, a quem expressamos nossa imensa gratidão pela dedicação e pelo trabalho que tornou o Centro TEAbraça uma realidade.
Após um ano de funcionamento, o centro realiza, em média, 125 atendimentos terapêuticos por semana, totalizando cerca de 500 atendimentos mensais, todos gratuitos. Atualmente, 49 crianças e suas famílias já são atendidas, e o centro se tornou uma referência tanto no estado quanto no país. Toda essa estrutura é mantida com recursos da Prefeitura Municipal, servindo como exemplo a ser seguido por outros municípios.
Desejamos ao Centro TEAbraça uma longa trajetória de sucesso e que continue a ser um farol de inclusão e apoio!
Um viva a este grandioso projeto de inclusão!
Por: Celso Luiz Perussatto – Coordenador de Comunicação e Ouvidoria.