CENTRO TE Abraça PROMOVEU MAIS UMA CAPACITAÇÃO

Data: 4 de julho de 2024
O Executivo Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com a Associação Hospital Bom Pastor, gestores do Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, TE Abraça, realizaram na noite de quarta-feira, 03 de julho de 2024, nas dependências do Sicredi, uma capacitação sobre o tema “Gerenciamento de Crises e Orientações sobre Rotina no Cotidiano de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
O evento contou com a presença de profissionais do Centro, familiares das crianças e adolescentes atendidos, bem como professores e monitores escolares recentemente empossados.
Participaram da capacitação as profissionais Michelli Pes e Denise Kinas do Centro Macroregional Especializado em TEA de Santa Rosa (CMR), e Pricila Pinho e Patricia Soares do Centro Regional Especializado em Autismo de Ijuí (CRR).
A capacitação trouxe informações valiosas sobre a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, com o objetivo de qualificar o atendimento, sensibilizar a sociedade para a inclusão das pessoas com autismo e suas famílias, e promover um atendimento multiprofissional integrado, com dicas práticas de eventos que ocorrem no dia a dia, tanto na família como nas escolas.
As palestrantes abordaram os atendimentos dos casos severos, graves e refratários do autismo. Nossa região conta com sete centros macrorregionais dedicados à qualificação de profissionais nas áreas de saúde, educação e assistência social, coordenados pelo governo estadual. Esses centros fazem parte do programa TEAcolhe, que inclui diversas iniciativas voltadas para o autismo no estado.