Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

CENTRO DE APOIO E ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEAbraça, TOMANDO FORMA

CENTRO DE APOIO E ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TEAbraça, TOMANDO FORMA

Data: 18 de janeiro de 2024
Com sua estrutura sendo montada na Rua Vicente Silva, nº 485, no Centro de Santo Augusto, o Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento – TEAbraça, é aguardado com grande expectativa pela comunidade para oferecer suporte a crianças, adolescentes e suas famílias.
O Prof. Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, um cidadão do mundo, psicanalista e um dos principais especialistas em transtornos do Neurodesenvolvimento nacional e internacionalmente, encontra-se em Santo Augusto desde quarta-feira, 17 de janeiro, permanecendo até o dia 19 e retornando várias vezes durante o ano. Ele desempenha um papel fundamental na criação e desenvolvimento das ações, fornecendo detalhes sobre o funcionamento do projeto TEAbraça.
Geraldo destaca que o Centro não substituirá a dinâmica da escola. Em outras palavras, crianças incluídas que estão matriculadas na escola com um professor auxiliar, assim como aquelas com matrícula especial na APAE, continuarão frequentando normalmente. O Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtornos do Neurodesenvolvimento é um complemento necessário para concluir o trabalho de inclusão no município. Crianças e adolescentes com laudos dentro do espectro do transtorno do desenvolvimento (autismo, deficiência intelectual, hiperatividade), serão atendidas no centro, sendo exclusivo para residentes no município de Santo Augusto.
O Centro abrirá suas portas a partir de 19 de fevereiro, contando com vários profissionais, prevendo o envolvimento de professores, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, conselheiros tutelares, a Associação de Mães Especiais e Amigos de Santo Augusto (Ame + Santo Augusto), que identificarão demandas de usuários para encaminhamento ao local. Diversos profissionais da área estão sendo contatados para contratação e desempenhar suas funções.
Com o apoio do Poder Executivo municipal, o Centro recebeu um aporte financeiro de R$ 1 milhão, montante que será repassado anualmente. Os vereadores também estão avaliando a questão legal para, por meio de emendas impositivas, repassar valores para a instituição. A Associação Hospitalar Bom Pastor será responsável pela administração, com acompanhamento dos profissionais das Secretarias Municipais de Educação e Saúde.