CENTRO 🫂 TEAbraça COMPLETA UM MÊS DE ATIVIDADES

Data: 22 de março de 2024
O Centro de Apoio e Atendimento Multiprofissional para Crianças com Transtorno do Neurodesenvolvimento, TEAbraça, completou recentemente 30 dias de atividades e terapias oferecidas às crianças e suas famílias no município de Santo Augusto. Este marco representa o resultado positivo de um projeto que teve seu planejamento iniciado cerca de dois anos atrás e que enfrentou diversos desafios ao longo do tempo. No entanto, em 20 de fevereiro de 2024, o centro abriu suas portas para o atendimento direto às crianças e suas famílias de forma definitiva.
O projeto é fruto da colaboração entre a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, e a Associação Hospitalar Bom Pastor. Durante este período, foram realizadas diversas ações, incluindo:
• Recebimento de 180 solicitações de avaliações diagnósticas;
• Realização de 64 anamneses, um diálogo essencial entre profissionais de saúde e pacientes para compreender sua história clínica;
• Triagem de 52 crianças, das quais 27 já estão em atendimento e as demais aguardam encaminhamento para a rede de atendimento ou para a próxima fase do fluxo;
• Realização de 3 acolhimentos e orientações familiares;
• Oferta de atendimento coletivo ao grupo de pais uma vez por mês;
• Distribuição dos atendimentos das 27 crianças e suas famílias da seguinte maneira:
• Terapia Ocupacional: 24 crianças;
• Atendimento Psicológico: 19 crianças/famílias;
• Atendimento Educacional Especializado (AEE): 17 crianças;
• Atendimento de Fonoaudiologia: 17 crianças;
• Atendimento de Fisioterapia: 07 crianças;
• Avaliações Neurológicas: 16 crianças; Totalizando 84 terapias, com uma média de 03 terapias por criança.
Além disso, os profissionais realizam avaliações complementares para elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI). É importante ressaltar que o centro visa não só atender às crianças e suas famílias, mas também se estender à comunidade. Nesse sentido, foi realizada a primeira etapa da Neurocidade, que consistiu na formação de todos os professores da Rede Municipal, Estadual, Federal e Particular. Também houve reuniões com vereadores, representantes de entidades e empresários.
Que o Centro TEAbraça tenha uma longa jornada de sucesso!