Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

“CAFÉ COM ELAS” TROUXE MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE A 🍼 AMAMENTAÇÃO 🥛

“CAFÉ COM ELAS” TROUXE MUITAS INFORMAÇÕES SOBRE A 🍼 AMAMENTAÇÃO 🥛

Data: 23 de agosto de 2023
Em uma ação conjunta da Administração Lilian/Vanderlei, realizada pela Secretaria de Saúde — SMS, com o apoio da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania — SEHAS, juntamente com a Associação Hospitalar Bom Pastor, aconteceu na tarde desta terça-feira, 22 de agosto de 2023, nas instalações do salão de eventos do Sicredi, uma iniciativa dentro da campanha Agosto Dourado, intitulada ‘Café com Elas: Apoie a Amamentação e Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham’.
O evento contou com a presença de diversas gestantes, que foram o público-alvo desta ação, e profissionais da área da saúde. O foco principal foi a conscientização sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida do bebê, especialmente para pais e mães que enfrentam o desafio de conciliar essa tarefa crucial com suas obrigações de trabalho.
A programação incluiu um momento cultural com a participação do músico Tchêtuco, seguido da fala da Secretária de Saúde, Carolina Padilha Vieira Reinehr, que deu as boas-vindas aos presentes. A nutricionista Daniele Schott Debesaitys, responsável técnica pelo banco de leite do Hospital de Caridade de Ijuí, abordou o tema ‘Doação de Leite Humano: Contribuindo para Essa Causa’, apresentando dados e estatísticas relacionados ao HCI no que diz respeito ao leite materno.
Em seguida, os profissionais de saúde participaram de uma roda de conversa, discutindo a ‘Importância da Equipe Multiprofissional no Processo de Alimentação’. A conversa contou com a participação da Médica Pediatra Elizabeth Prauchner de Moraes e Silva, da enfermeira obstétrica e consultora em amamentação Francieli Pretto Franco, da odontóloga especializada em ortodontia Cristiane Speroni, da psicóloga especialista em avaliação e diagnóstico psicológico com foco clínico, Fabiana de Campos, e de Marilei Andrighetto, diretora administrativa do Hospital Bom Pastor, que mediou a discussão.
Após a roda de conversa, houve um intervalo durante o qual os participantes puderam desfrutar de um coffee break gentilmente oferecido pela SEHAS e pelo Hospital Bom Pastor. O evento foi concluído com um painel intitulado ‘Histórias Positivas sobre Amamentação’, coordenado pela enfermeira Ana Laura, que incluiu depoimentos inspiradores de mães presentes.
Registramos também a presença de membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde, membros da equipe do Hospital Bom Pastor, estagiários do curso técnico de enfermagem e os participantes da roda de conversa, bem como as mães e gestantes presentes.