ATENÇÃO MULHER: SE LIGA NO MARÇO LILÁS ♈️

Data: 13 de março de 2023
(SMS estará disponibilizando horários flexíveis para a coleta de preventivo, na quarta-feira, dia 15 de março)
💜 O mês de março é um mês de luta. É um mês de reflexão. É nosso dever falar constantemente sobre a saúde da mulher.
🟣 No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais comum entre o público feminino e o Câncer de Colo de útero o terceiro. De acordo com estimativas da Fundação do Câncer, no país, entre janeiro e julho de 2022, foram realizadas 251.049 mamografias por mês, número ainda 1,6% abaixo da média de 2019, que foi de 255.163 exames. Em 2020, a queda no Brasil chegou a 39,1% e, em 2021, de 12,7%. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos de câncer de colo de útero, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres. A Região Sul tem uma taxa de incidência de 14,55 a cada 100 mil e ocupa a quarta posição na análise regional. Os dados são preocupantes, já que se diagnosticado no início, chega até 90% a chance de cura.
⚧ Logo, é importante lembrar que fazer os exames de rotina, incluindo a mamografia e o exame citopatológico de colo de útero, o preventivo, é muito importante.
🟪 A mamografia deve ser feita anualmente dos 50 anos até 69 anos uma vez a cada dois anos, mulher com histórico familiar, devem procurar a Unidade de Saúde para rastreamento antecipado. A coleta do preventivo é recomenda em mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou têm atividade sexual.
☸️ A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa que, as Unidade Básicas de Saúde – UBSs estão disponibilizando horários flexíveis para a coleta de preventivo. No dia 15 de março, quarta-feira, será realizado o Dia D, a partir das 17 horas as Unidades de Saúde estarão abertas para realizarem as coletas de preventivo das mulheres que agendaram horário na sua Unidade de saúde e o Hospital Bom Pastor estará realizando o exame de Mamografia a partir das 18horas, mediante agendamento na Unidade de referência.
☂️ O SUS disponibiliza os exames, basta procurar a sua UBS de referência.
💜 Lembre-se: a prevenção é o caminho para uma vida saudável e feliz!