Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SMS REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE DENGUE NO MUNICÍPIO

SMS REALIZA LEVANTAMENTO SOBRE DENGUE NO MUNICÍPIO

Data: 18 de janeiro de 2022
🦟A Equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde — SMS no período de 10 à 14 de Janeiro, realizou o LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), o índice ficou em 2%, ou seja, o município está classificado como médio risco pra uma epidemia de dengue.
🦟O LIRA consistem em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
🦟O Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos, Breteau % de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante), com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiro internos e externos (população).
🦟Neste levantamento, os profissionais coletaram seis Tubitos de larvas, destes, cinco deram positivos pra o Aedes e um deu negativo, foram vistoriados 244 imóveis, em 25 quarteirões. O LIRAa é feito a cada três meses, não sendo vistoriados todos os imóveis da região, sendo intercalados, uma casa e pula a outra, ou seja, o levantamento é feito em 50% dos imóveis daquela região.
🦟A SMS pede atenção, para que a população fique atenta também sobre a dengue no nosso município, fazendo a limpeza adequada dos pátios e terrenos.