Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

Aluna da EMEF Sol Nascente é destaque nacional na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 💪

Aluna da EMEF Sol Nascente é destaque nacional na Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 💪

Data: 18 de fevereiro de 2025
🏅A aluna Debora Regina Fuhrmann foi medalhista de Bronze da segunda etapa da 19ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo um dos destaques nacional.
A OBMEP é um dos eventos acadêmicos mais importantes do país, sendo realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Seu principal objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. O reconhecimento de Débora Regina Fuhrmann é motivo de orgulho para a comunidade escolar de Santo Augusto e reflete o empenho dos professores, gestores e familiares no incentivo à educação de qualidade.
Em 2025, Débora está matriculada no 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sol Nascente, tendo sido premiada pelo seu desempenho na 19ª edição da OBMEP, realizada em 2024, quando ainda cursava o 7º ano. Nesta edição, a aluna conquistou a medalha de bronze na segunda etapa – nível 1.
A notícia da premiação foi recebida com grande alegria na manhã do dia 14 de fevereiro pela professora de matemática da turma, Mariluce Lorenson da Silva, e pela equipe gestora da escola, composta pela supervisora Ionara de Lima e pela diretora Cristiane Silva.
A premiação coloca Débora entre os alunos com melhor desempenho nacional na competição, que reuniu 17.687.393 estudantes de escolas públicas de todo o Brasil na primeira fase. Na segunda fase, participaram 850.305 concorrentes, dos quais 683 receberam medalha de ouro, 1.962 receberam medalha de prata e 5.851 receberam medalha de bronze. A aluna de Santo Augusto ocupa a posição 979 no ranking nacional dos medalhistas de bronze.
Com essa conquista, Débora se junta a um seleto grupo de estudantes que se destacaram na competição e recebeu a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), desenvolvido pelo IMPA. Além disso, Débora receberá uma bolsa do governo federal, no total de R$ 3.600, para aprofundar seus estudos em matemática e se preparar para as próximas edições da OBMEP.
A direção da EMEF Sol Nascente parabenizou a aluna pela conquista e destacou a importância da dedicação e do esforço para alcançar esse resultado expressivo.
A 20ª edição da OBMEP já tem datas definidas e as escolas de Santo Augusto estão inscritas. A aplicação da primeira fase de provas está prevista para ocorrer em 3 de junho de 2025.
Texto: Uianes Luiz Rockenbach Biondo.