ALENRIO REALIZOU SESSÃO SOLENE DE APRESENTAÇÃO E POSSE DA NOVA DIRETORIA, OUTORGA DE HONRARIAS E HOMENAGENS

Data: 15 de maio de 2023
Tendo por local o Centro Municipal de Cultura Professor Benedito de Castro, aconteceu na noite da sexta-feira (12), inserida nas programações do mês de aniversário de 64 anos de Santo Augusto, Sessão Solene de apresentação e posse da nova diretoria, outorga de honrarias e homenagens da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul — ALENRIO.
Na oportunidade estiveram presentes os escritores imortais, membros titulares da ALENRIO: Rejane B. F. Carpenedo, membro titular da cadeira nº 1; Tanize Tomasi, membro titular da cadeira nº 3; Teresinha S. Gazola, membro titular da cadeira nº 4; Gretel Priebe, membro titular da cadeira nº 5; Sadi Camera, membro titular da cadeira nº 6; Cleci M. Scheid, membro titular da cadeira nº 7; Danilo Fagundes, membro titular da cadeira nº 8; Nair Carpenedo, membro titular da cadeira nº 9; Joana M. Langner, membro titular da cadeira nº 11; Jorge A. da Luz, membro titular da cadeira nº 12 e Renato Pereira, membro titular da cadeira nº 10.
O Executivo Municipal esteve representado pela Prefeita, Lilian Fontoura Depiere e do Vice-prefeito, Vanderlei Carpes Martins os quais compuseram a mesa oficial com as demais autoridades presentes e na plateia, a presença de escritores, compositores, músicos, produtores culturais, artistas santo-augustenses e da região noroeste do rio grande do sul.
A ALENRIO é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, filiada à academia rio-grandense de letras que tem como missão cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura regional, reunindo escritores dos municípios da região noroeste do rio grande do sul. Os acadêmicos são chamados “imortais” e ocupam uma cadeira, seguindo a tradição da academia francesa, fundada pelo cardeal richiliê, em 1635.
Durante o evento teve momentos especiais como:
— O lançamento da obra o “Livro das Origens”, um projeto desenvolvido pela professora Tanize Tomasi com os educandos do quarto ano da EMEF Antonio Liberato, no ano de 2022, lançado pela editora Panaro e chancelada ALENRIO;
— Homenagem à escritora Lorna Santoni Schneider (in memoriam), autora de “Rosalinda a borboleta que não era azul”, um belíssimo livro com ilustrações feitas por crianças, inclusive com a participação da Prefeita Lilian enquanto era uma estudante de ensino fundamental;
— Cerimônia de apresentação e posse dos dois novos membros da ALENRIO, sendo: Odilon Gomes de Oliveira e Dorotéa Schaeffer, pessoas que dedicaram suas vidas pela educação e a cultura em suas mais diversas vertentes.