ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA 2023

Data: 4 de setembro de 2023
Tendo neste ano de 2023 as seguintes homenagens — Tema Nacional: Centenário de Falecimento de Rui Barbosa e Tema Regional: Centenário da Revolução Assisista de 1923, na sexta-feira, 1.º de setembro, tivemos o ato de abertura oficial da Semana da Pátria, na organização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte — SECUTE em parceria com a Secretaria de Educação — SME.
Inicialmente, a programação estava planejada para ocorrer na Praça Pompílio Silva. No entanto, devido às condições climáticas adversas, o evento teve que ser transferido para o hall de acesso ao Centro Administrativo Municipal, sendo realizado em uma escala reduzida.
A Chama da Pátria, símbolo emblemático desse período de celebrações, partiu em comboio da sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde permaneceu desde o dia 24 de agosto, quando chegou como parte das atividades da 86.ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.
No prosseguimento da cerimônia, alunos da Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São João, sob a coordenação da professora Linéia Herther, realizaram apresentações especiais diante das autoridades presentes, marcando o início da Semana da Pátria.
Vale destacar que o Desfile Cívico Estudantil e de Entidades, originalmente agendado para o domingo, dia 03 de setembro, precisou ser adiado para o dia 17 de setembro, a partir das 8h30, nas proximidades da Praça Pompílio Silva.