A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA 🥙 UAN 🍊 PERANTE A COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL

Data: 8 de agosto de 2022
🌮 A Unidade de Alimentação e Nutrição – UAN, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, que funciona anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Liberato, centraliza todo o processo de administração, planejamento do serviço de alimentação, encaminhamento de licitações para aquisição dos produtos, elaboração dos cardápios, aquisição, recebimento e preparação dos alimentos que, acondicionados em caixas específicas – com temperatura de conservação adequada – são transportados às unidades escolares por veículo exclusivo de alimentação escolar, onde ocorre a distribuição aos alunos. Todos os procedimentos ocorrem conforme normas nutricionais e sanitárias.
🍎 A UAN ATENDE, ATUALMENTE, na rede municipal de ensino, um mil quatrocentos e trinta e sete (1️⃣.4️⃣3️⃣7️⃣) ALUNOS, distribuídos em oito escolas, sendo cinco de ensino fundamental e três de educação infantil.
🍽 Hoje, são servidas em torno de duas mil, trezentas e cinquenta e seis (2️⃣.3️⃣5️⃣6️⃣) REFEIÇÕES DIÁRIAS. Cabe ressaltar que aos alunos matriculados nas escolas de Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental, é ofertada uma refeição diária. Já, os alunos matriculados na modalidade Educação Infantil (creche), há o fornecimento de cinco refeições diárias (café da manhã, lanche, almoço e mais dois lanches no turno da tarde).
🥪 Ressaltamos que o funcionamento da UAN é de oito horas diárias e a unidade conta com os seguintes profissionais/servidores: um nutricionista – responsável técnico pela elaboração dos cardápios nutricionais; um oficial administrativo (responsável pelo encaminhamento dos processos de licitação dos alimentos, recebimento, controle e distribuição); um motorista (responsável pela carga, descarga e distribuição das refeições nas escolas); um cozinheiro escolar (responsável pela organização dos trabalhos na cozinha) e quatro auxiliares de cozinha (responsáveis pela produção dos alimentos, limpeza dos equipamentos e dependências da UAN, entre outra atribuições específicas de cada cargo.