Atendimento: (55) 3781-5235

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO 💛 SALVA VIDAS!

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO 💛 SALVA VIDAS!

Data: 16 de setembro de 2022
A Secretaria Municipal de SaĂșde – SMS, assim como em outras partes do mundo, traz alertas sobre esse tema.
Em 2022, o lema Ă© “A vida Ă© a melhor escolha!” e diversas açÔes estĂŁo sendo desenvolvidas.
O suicĂ­dio Ă© uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuĂ­zos Ă  sociedade. De acordo com a Ășltima pesquisa realizada pela Organização Mundial da SaĂșde – OMS em 2019, sĂŁo registrados mais de 700 mil suicĂ­dios em todo o mundo, sem contar com os episĂłdios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhĂŁo de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em mĂ©dia 38 pessoas cometem suicĂ­dio por dia.
Embora os nĂșmeros estejam diminuindo em todo o mundo, os paĂ­ses das AmĂ©ricas vĂŁo na contramĂŁo dessa tendĂȘncia, com Ă­ndices que nĂŁo param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicĂ­dio estavam relacionados Ă s doenças mentais, principalmente nĂŁo diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiĂĄtrico e informaçÔes de qualidade.
Todos nĂłs devemos atuar ativamente na conscientização da importĂąncia que a vida tem e ajudar na prevenção do suicĂ­dio, tema que ainda Ă© visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difĂ­ceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
O suicĂ­dio Ă© um importante problema de saĂșde pĂșblica, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de SaĂșde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicĂ­dio do que HIV, malĂĄria ou cĂąncer de mama – ou guerras e homicĂ­dios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicĂ­dio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trĂąnsito, tuberculose e violĂȘncia interpessoal. Trata-se de um fenĂŽmeno complexo, que pode afetar indivĂ­duos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Para conversar ligue 188 Centro de Valorização da Vida ou 3781 – 3376 NAAB.