Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

4️⃣ª Conferência Municipal da 👵Pessoa Idosa 🧓é um Sucesso

4️⃣ª Conferência Municipal da 👵Pessoa Idosa 🧓é um Sucesso

Data: 28 de março de 2025
A 4ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, promovida pelo Conselho Municipal do Idoso (CONMI) em parceria com a Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (SEHAS) e outros colaboradores, aconteceu na quinta-feira, 27 de março de 2025, no CRAS Sul/Centro Social do Idoso. O evento contou com a participação ativa do público-alvo e foi um grande sucesso.
O encontro, destinado à “Melhor Idade”, teve uma programação diversificada. O credenciamento teve início às 9h, seguido da abertura oficial às 9h30. A palestra, ministrada por Catia Siqueira, foi um dos principais destaques da manhã. Ao meio-dia, os participantes foram agraciados com um delicioso almoço.
Na parte da tarde, as atividades recomeçaram às 13h30 com o debate sobre os eixos temáticos da conferência. Às 14h30, foram apresentadas as propostas dos eixos e, às 15h, estas propostas foram devidamente aprovadas. O evento foi encerrado após a distribuição de um lanche.
O tema escolhido para este ano foi: Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação. Durante a conferência, foram debatidos os seguintes eixos:
1. Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais.
2. Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa.
3. Proteção e enfrentamento contra formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
4. Participação social, protagonismo e vida comunitária, considerando as múltiplas formas de envelhecimento.
5. Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado brasileiro.
Objetivos do evento:
1. Promover a participação social para propor ações que superem barreiras ao direito de envelhecer com dignidade e saúde.
2. Identificar os desafios do envelhecimento plural no Brasil, tanto nas leis quanto nas práticas, para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa.
3. Construir ações de equidade para a defesa, promoção e proteção dos direitos e da cidadania das pessoas idosas, a partir de uma articulação interfederativa.
A presidente do CONMI, Elisa Volpatto Schindler, expressou seu agradecimento a todos os envolvidos na organização do evento e a todos os idosos que participaram ativamente, contribuindo para o avanço das pautas que envolvem a classe.
Por: Celso Luiz Perussatto – Coordenador de Comunicação e Ouvidoria.