– Encontro tem como objetivo ampliar investimentos locais e fortalecer o pacto federativo –
Inicia-se nesta terça-feira 11 de fevereiro e vai até quinta-feira dia 13, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, evento que reúne gestores municipais eleitos para o mandato 2025-2028. Promovido pelo governo federal, o evento tem como propósito aproximar ministérios e órgãos governamentais dos municípios, facilitando o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas voltados aos novos gestores.
O encontro conta com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o evento busca fortalecer o diálogo entre os entes federativos e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, promovendo a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
Durante os três dias de programação, prefeitos, prefeitas, vices, vereadores, vereadoras, secretários(as), técnicos(as) e gestores(as) terão a oportunidade de expandir parcerias e investimentos federais em seus municípios, além de participar de capacitações sobre programas e ações voltadas à captação de recursos.
O evento ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, um espaço de 6.200 m². Os participantes poderão se envolver em mais de 100 conferências e 60 oficinas, distribuídas pelos diversos auditórios do local. Destacam-se o Auditório Master, com capacidade para 3.000 lugares, e as salas modulares, que receberão solenidades e as principais falas da programação, como mesas redondas, painéis, oficinas e debates sobre programas, ações e estratégias.