Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

DIA 9 DE SETEMBRO É O DIA DO MÉDICO 🐶 VETERINÁRIO

DIA 9 DE SETEMBRO É O DIA DO MÉDICO 🐶 VETERINÁRIO

Data: 9 de setembro de 2022
🐰Celebrado em 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário homenageia uma das profissões mais nobres do nosso cotidiano.
🐮Os profissionais da área são responsáveis não só pelos cuidados de nossos animais domésticos, mas de inúmeras outras áreas – como manejo do gado, cirurgia clínica e proteção ambiental.
🐴A medicina veterinária é considerada uma ciência completa assim como a que conhecemos no setor humano. O médico da área é responsável tanto pela prevenção, como estudos e tratamentos para evitar doenças e desajustes no meio ambiente.
🐻Por que dia 9 de setembro é o Dia do Veterinário?
🐈‍⬛Instituído pelo ex-presidente Getúlio Vargas, o Decreto nº 23.133, datado de 9 de setembro de 1933, regulamenta o trabalho do médico veterinário no Brasil. Por isso, a data é celebrada há muitos anos, e segue firme como uma das mais importantes para os profissionais da saúde.
🐕O trabalho do médico veterinário evoluiu ao longo das décadas, e hoje é um dos mais requisitados pela sociedade. Com um aumento natural da adoção de animais de estimação, famílias do mundo inteiro passaram a se preocupar mais com a saúde dos bichinhos. Porém, não é só nesse campo que o profissional se destaca.
🐖A data também contribui para uma homenagem ampla a todos os profissionais; a medicina veterinária engloba tanto o setor urbano como o rural. Além da parte de prevenção e tratamentos, o médico veterinário pode atuar com demandas sanitárias e pesquisas.
🐦O que faz o médico veterinário?
🐻‍❄️Mas afinal, quais são as principais funções do médico veterinário? Como dito anteriormente, o profissional da área possui um amplo escopo de trabalho, além de especialidades para cada tipo de demanda.
🐎Além de cuidar dos animais, propriamente ditos, algumas vertentes da medicina veterinária são responsáveis por estudar a inspeção de alimentos no campo, enquanto outras garantem a qualidade de alimentos, galpões de gado e até na pesquisa por busca de vacinas – tanto para animais como para humanos.