6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA DELIBERA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DO SETOR E ELEGEU PROPOSTAS E DELEGADOS PARA ETAPA NACIONAL

Data: 29 de janeiro de 2024
(Dorotéa Schaeffer foi eleita para representar o Poder Público em Brasília)
Foram eleitos, na última sexta-feira (26), as propostas e delegados para compor a participação do Rio Grande do Sul na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília. Para orgulho dos Santo-augustenses, a Secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Dorotéa Schaeffer foi a escolhida entre os representantes do Poder Público do Estado do Rio Grande do Sul para estar em Brasília 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento contou com a presença do governador do estado, Eduardo Leite entre várias autoridades da cultura gaúcha. A escolha aconteceu em votação realizada no segundo e último dia da 6ª Conferência Estadual de Cultura, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em Porto Alegre.
Os trabalhos do dia iniciaram pela manhã, com os debates nas salas dos seis eixos temáticos. À tarde, sob condução da secretária de Estado adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, ocorreu a apresentação das propostas elencadas nos eixos temáticos e dos candidatos a delegados, com a posterior votação. Tiveram direito a voto os titulares do Conselho Estadual de Cultura, os indicados pelos municípios com adesão ao Sistema Estadual de Cultura, os representantes dos Colegiados Setoriais de Cultura e do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva e os eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais de Cultura.
Os delegados que hoje foram eleitos somam-se a outros, definidos nos Encontros Setoriais, para representar o Estado na Conferência Nacional, que tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e será realizada de 4 a 8 de março, em Brasília/DF. Também houve defesa e votação de moções, bem como uma consulta das propostas estaduais elencadas nos seis eixos temáticos.
Dorotéa esteve acompanhada pelo Coordenador de Cultura e Turismo, Renato Pereira, pelo Oficial Administrativo, Luciano Ilgenfritz, e pelos Delegados da Conferência Estadual, Anderson Visnieski e Edevaldo Nascimento.