6️⃣6️⃣ FAMÍLIAS TERÃO A SUA CASA 🏠 PRÓPRIA 🚀

Data: 15 de junho de 2023
(Essa é mais uma grande conquista do Executivo Municipal)
Com as dependências do CRAS Sul/Centro Social do Idoso, lotadas, na noite desta quarta-feira (14), a Administração Lilian/Vanderlei, através das Secretarias de Habitação, Assistência Social e Cidadania — SEHAS e de Supervisão e Planejamento — SESUPLAN, pelos gestores Márcia Fucilini e Aquiles do Santos e equipes, em parceria com a Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo, Construindo Cidadania — COOTRAHAB de São Leopoldo-RS e Governo Federal via o Novo Programa Minha Casa Minha Vida Entidades, da Caixa Econômica Federal — CEF, com recursos através do Fundo de Desenvolvimento Social — FDS, aconteceu o 1.º encontro com as famílias que serão contempladas com a sua casa própria.
De janeiro a março de 2022 a SEHAS trabalhou com as inscrições das famílias através do edital do processo o qual, rege as regras e critérios e após foram analisadas por uma comissão de pessoas da comunidade e técnicos, nomeada por portaria. Após essas análises as fichas dos inscritos foram repassadas para o Conselho Municipal de Habitação — COMHAB que retificou as exigências de uma série de critérios do edital.
Nessa primeira etapa, foram repassadas todas as informações para as 66 famílias contempladas no lote adquirido pela prefeitura, no Bairro Petrópolis que terá toda a infraestrutura necessária e mais 18 pulverizados (pessoas que tem o terreno com escritura em várias partes da cidade), lembrando que quem tem o terreno ainda pode se inscrever no programa, junto a SEHAS.
A Coordenadora de Habitação e Assistência Social, Maria Isabel Fucilini Lorenzon destaca que: “Famílias que estão inscritas no programa Bolsa Família, que recebem o Benefício de Prestação Continuada — BPC ou estão em área de risco, com doença crônica, terão a casa totalmente de graça e as demais irão pagar 10% da renda por um período de 5 anos em uma casa com terreno que, terá o valor final avaliado em cerca de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais) sendo que os subsídios do programa passam de 96%”.
A COOTRAHAB, que tem na coordenação a Santo-augustense Andréia Camilo Rodrigues, Arquiteta Urbanista e Dirigente do Movimento Nacional de Luta por Moradia, já havia construído 21 unidades habitacionais, no sistema pulverizado, na Administração do Ex-prefeito Zé (in memoriam).
A Prefeita Lilian, disse: “estou muito emocionada e feliz com toda a equipe administrativa por poder oferecer a oportunidade para 66 famílias saírem do aluguel, realizando juntos o sonho da casa própria e que, as pessoas que não foram contempladas agora fiquem atentas que outros programas de habitação também sairão do papel, em nosso governo”.