Neste 5 de novembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Técnico Agrícola, uma das categorias que mais contribuem para o desenvolvimento do agronegócio de norte a sul do país, apoiando agricultores e pecuaristas. São mais de 300 mil profissionais atuando na agricultura, pecuária, zootecnia, pesca e agrimensura, nos setores público e privado.
Aos profissionais que compõe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDECOM e a todos os demais, vai a homenagem do Executivo Municipal.
O Dia Nacional do Técnico Agrícola foi instituído pela Lei 13.099/2015. O exercício profissional da categoria é disposto pela Lei nº 5.524/1968, regulamentada pelo Decreto nº 90.922/1985. A primeira turma de técnicos agrícolas se formou em 1910, em Viamão, no Rio Grande do Sul.
Os técnicos agrícolas são responsáveis pela elaboração e monitoramento dos programas higiênicos e sanitários na produção animal, vegetal e agroindustrial. Também planejam e acompanham a colheita e o processo de produção, responsabilizando-se pelo armazenamento, conservação, comercialização e industrialização dos produtos agropecuários.
As atribuições dos técnicos agrícolas e suas respectivas modalidades estão definidas no artigo 6º do Decreto nº 90.922/85.