Atendimento: (55) 3781-5235

5 DE NOVEMBRO, DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

5 DE NOVEMBRO, DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA

Data: 5 de novembro de 2021
A Administração Lilian/Vanderlei, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDECOM), parabeniza o Técnico Agrícola Daniel Sperotto e todos os técnicos agrícolas que trabalham junto aos agricultores familiares, possibilitando a difusão do conhecimento e da experiência técnica.
Neste 5 de novembro, comemora-se o Dia do Técnico Agrícola, um dos profissionais que mais têm contribuído, nas últimas décadas, para o crescimento da agropecuária brasileira. Parceira de todos os momentos dos produtores rurais, a categoria tem atuação destacada na assistência técnica e extensão rural, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, e na formulação de políticas públicas. Hoje, o Brasil conta com mais de 300 mil técnicos agrícolas.
“O Dia do Técnico Agrícola, celebrado em 5 de novembro, anualmente, em todo o território brasileiro, foi instituído pela Lei nº 13.099/2015. A data foi definida, consensualmente, no Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, promovido, em Brasília, pela Fenata (Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas), em 1988”.
O dia recorda a Lei nº 5.524 que, em 5 de novembro de 1968, estabeleceu o exercício da profissão. A iniciativa de criar uma data comemorativa, com abrangência nacional, foi do deputado federal Mendes Ribeiro Filho, autor do projeto de Lei 6.040/2009, sancionado pela Presidência da República, após ser aprovado em todas as comissões da Câmara e do Senado.
Em sua trajetória centenária, a história da profissão de Técnico Agrícola tem sido marcada pela coragem, solidariedade e força coletiva, atributos, desde o princípio, presentes no caráter destes profissionais. Uma categoria cuja capacidade de trabalho e superação tem sido decisiva para o sucesso do agronegócio, que é referência mundial e o setor mais importante da economia do Brasil.
Do surgimento da profissão aos dias de hoje, muitas lutas foram travadas e importantes vitórias alcançadas.
Vocês trazem sucesso e eficiência à agricultura familiar!
Muito obrigado!