02 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Data: 3 de abril de 2023
Numa iniciativa das Mães do Projeto AME — Associação de Mães Especiais e amigos, organizaram um encontro para a conscientização e a importância da data, na Praça Pompílio Silva, neste domingo à tarde.
No encontro que contou com as presenças da Prefeita, Lilian, do Vice-prefeito, Vanderlei, demais autoridades e comunidade, foram debatidos assuntos sobre o preconceito, a discriminação para que as crianças, jovens e famílias envolvidas tenham cada vez mais a aceitação da sociedade.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
O Poder Público Municipal parabeniza os organizadores e todos que se fizeram presentes e sempre estará apoiando projetos de interesse social, envolvendo os nossos munícipes.