📢 SMS FAZ ESCLARECIMENTO SOBRE FALTA DE ALGUNS 💊 MEDICAMENTOS

Data: 3 de junho de 2022
A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde – SMS, primando sempre pela transparência em seus atos, por meio da Assistência Farmacêutica da farmácia de medicamentos básicos vem se manifestar estar vivenciando um difícil momento no quesito “FALTA DE MEDICAMENTOS”.
No cenário atual vários medicamentos não estão disponíveis para serem distribuídos aos usuários do SUS em nosso município. Tal desabastecimento deve-se ao fato de não ocorrer a entrega em momento oportuno dos medicamentos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado (CISA), do qual o município é consorciado e realiza as aquisições de forma conjunta. Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde está ciente que O DESABASTECIMENTO OCORRE EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO ESTADO, bem como, NA REDE DE FARMÁCIAS PRIVADAS DO MUNICÍPIO.
Ressaltamos, que tão logo foi identificada a escassez de medicamentos, foram buscadas alternativas que evitassem o desabastecimento e a interrupção do fornecimento aos munícipes, no entanto, a carência destes produtos é, de fato, nacional, evidenciada pelas divulgações dos meios de comunicação.
Ainda, enfatizamos que os medicamentos em falta são imprescindíveis ao cuidado da saúde da população, contudo, tal situação, como supracitado, não ocorre somente na saúde pública, mas também nas farmácias privadas. De acordo com informações das distribuidoras, assim como, da mídia, a falta de medicamentos é decorrente da escassez de matéria prima advinda de outros países com situações econômicas instáveis.
Conclui-se desta forma, que esta é uma situação emergencial e de calamidade pública.
A seguir segue a lista dos medicamentos em falta:
– Ambroxol, sal cloridrato, 6mg/ml, xarope adulto 100ml;
– Amoxicilina 50mg/ml+ clavulanato 12,5mg/ml 100ml;
– Fluconazol 150mg CP;
– Dexametasona 0,1mg/ml, 120ml;
– Paracetamol 200mg/ml, 15ml;
– Ácido ascórbico 100mg/ml inj 5ml;
– Amoxicilina 250mg/5ml sup. 60ml;
– Azitromicina 600g (200mg/5ml) susp. 15ml;
– Loratadina 1mg/ml, frasco 100ml;
– Maleato de Dexclorfeniramina 0,4mg/ml frasco 100ml;
– Prednisolona 3mg/ml sol oral, frasco 100ml.
Soluções Parenterais:
– Solução fisiológica 0,9% 500ml;