📱 SMS FAZ ESCLARECIMENTO SOBRE FALTA DE ALGUNS 💊 MEDICAMENTOS

Data: 3 de junho de 2022
A Administração Municipal atravĂ©s da Secretaria de SaĂșde – SMS, primando sempre pela transparĂȘncia em seus atos, por meio da AssistĂȘncia FarmacĂȘutica da farmĂĄcia de medicamentos bĂĄsicos vem se manifestar estar vivenciando um difĂ­cil momento no quesito “FALTA DE MEDICAMENTOS”.
No cenĂĄrio atual vĂĄrios medicamentos nĂŁo estĂŁo disponĂ­veis para serem distribuĂ­dos aos usuĂĄrios do SUS em nosso municĂ­pio. Tal desabastecimento deve-se ao fato de nĂŁo ocorrer a entrega em momento oportuno dos medicamentos pelo ConsĂłrcio Intermunicipal de SaĂșde do Noroeste do Estado (CISA), do qual o municĂ­pio Ă© consorciado e realiza as aquisiçÔes de forma conjunta. Ainda, a Secretaria Municipal de SaĂșde estĂĄ ciente que O DESABASTECIMENTO OCORRE EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO ESTADO, bem como, NA REDE DE FARMÁCIAS PRIVADAS DO MUNICÍPIO.
Ressaltamos, que tĂŁo logo foi identificada a escassez de medicamentos, foram buscadas alternativas que evitassem o desabastecimento e a interrupção do fornecimento aos munĂ­cipes, no entanto, a carĂȘncia destes produtos Ă©, de fato, nacional, evidenciada pelas divulgaçÔes dos meios de comunicação.
Ainda, enfatizamos que os medicamentos em falta sĂŁo imprescindĂ­veis ao cuidado da saĂșde da população, contudo, tal situação, como supracitado, nĂŁo ocorre somente na saĂșde pĂșblica, mas tambĂ©m nas farmĂĄcias privadas. De acordo com informaçÔes das distribuidoras, assim como, da mĂ­dia, a falta de medicamentos Ă© decorrente da escassez de matĂ©ria prima advinda de outros paĂ­ses com situaçÔes econĂŽmicas instĂĄveis.
Conclui-se desta forma, que esta Ă© uma situação emergencial e de calamidade pĂșblica.
A seguir segue a lista dos medicamentos em falta:
– Ambroxol, sal cloridrato, 6mg/ml, xarope adulto 100ml;
– Amoxicilina 50mg/ml+ clavulanato 12,5mg/ml 100ml;
– Fluconazol 150mg CP;
– Dexametasona 0,1mg/ml, 120ml;
– Paracetamol 200mg/ml, 15ml;
– Ácido ascĂłrbico 100mg/ml inj 5ml;
– Amoxicilina 250mg/5ml sup. 60ml;
– Azitromicina 600g (200mg/5ml) susp. 15ml;
– Loratadina 1mg/ml, frasco 100ml;
– Maleato de Dexclorfeniramina 0,4mg/ml frasco 100ml;
– Prednisolona 3mg/ml sol oral, frasco 100ml.
SoluçÔes Parenterais:
– Solução fisiolĂłgica 0,9% 500ml;