Atendimento: (55) 3781-4362

SANTO AUGUSTO ESTÁ TRABALHANDO INTENSAMENTE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

SANTO AUGUSTO ESTÁ TRABALHANDO INTENSAMENTE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

Data: 11 de maio de 2020

Desde o início da pandemia da COVID-19 (Novo Coronavírus), a Administração Municipal está empenhada em realizar ações preventivas em Santo Augusto. Com a incidência da doença em municípios próximos, a divulgação de um resumo destas ações se tornou essencial para informar e tranquilizar os munícipes.

Foram realizadas:
• Orientações através das mídias: Facebook, Instagram, Site Oficial do Município, Jornal, Rádio e Carro de Som.
• Ações de orientação e distribuição de máscaras nas filas de bancos, principalmente na Caixa Econômica Federal.
• Preparação da Sala Sentinela no Centro de Eventos Thiago da Silva Polo, bem como preparação de equipe com profissionais capacitados para receberem e encaminharem os casos que possam surgir.
• Preparação de ala isolada no Hospital Bom Pastor, destacando que o hospital dispõe de 7 respiradores para os pacientes que precisarem de ventilação mecânica.
• O prefeito Naldo Wiegert e o vice-prefeito Marcelo Both visitaram e orientaram o comércio, colando cartazes com medidas de prevenção e incentivando o uso de máscaras.
• Foi executada a sanitização de ambientes com amônia quaternária em mercados, lotéricas, agências bancárias, UBSs, Hospital Bom Pastor, Praça Pompílio Silva e Centro de Eventos Thiago da Silva Polo.
• Nas repartições públicas municipais, os servidores receberam máscaras, há disponibilidade de álcool em gel e regramento para evitar aglomerações, como atendimento apenas de urgência e emergência nas UBSs. As UBSs, em conjunto com o Hospital Bom Pastor, passaram a exigir o uso de máscaras nestes locais.
• Para evitar uma possível disseminação do vírus, as aulas na rede municipal foram suspensas, bem como as atividades nos grupos realizados pela SEHAS.
• A SEHAS está fornecendo máscaras para as famílias referenciadas (CRAS E CREAS) e demais munícipes que não tenham condições de adquirirem este item.
• Formação da Equipe Sanitária, a qual está atuando nos estabelecimentos comerciais, fiscalizando 15 itens constantes no decreto municipal, dentre eles destacamos a disponibilidade de álcool em gel, ocupação reduzida, conforme previsto no PPCI de cada estrutura física, e distanciamento entre as pessoas.
• Aquisição de ambulância, a qual será entregue nos próximos dias, aumentando a eficiência do Município no deslocamento de pacientes que precisarem de UTI.

Além destas ações, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o município de Santo Augusto recebeu da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde sete testes SWAB e 120 testes rápidos para identificação da Covid-19. Os sete testes SWAB já foram utilizados, sendo quatro para pacientes de outros municípios internados no Hospital Bom Pastor e três para pacientes residentes em Santo Augusto, destacando que os de Santo Augusto apresentaram resultados negativos para a doença. A Secretaria esclareceu que os testes SWAB são destinados a pacientes hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave, que se encaixarem no protocolo do Ministério da Saúde com suspeita da doença. Novos testes SWAB serão enviados pela 17ª CRS e chegarão no município ainda hoje.

Até agora o investimento nas ações para enfrentamento da Covid-19 totalizou R$ 274.684,90, o qual possibilitou a aquisição de EPIs como máscaras, materiais informativos, divulgação de rua em carro de som, sanitização de ambientes, aparelhos para a equipe da Sala Sentinela fazer avaliações, como termômetros digitais e oxímetros, ambulância, dentre outros.

A melhor forma de enfrentamento ainda é a conscientização e a manutenção das medidas preventivas, como lavar as mãos antes de tocar os olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e usar máscara.

Eu lhe protejo e você me protege! #SantoAugustoUsaMáscara