BOLETIM 44 – MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO DA COVID-19

Data: 13 de julho de 2020

#SantoAugustoUsaMáscara ?

A Secretaria Municipal de Saúde informa que na sexta-feira, dia 10 de julho, recebeu o resultado da coleta hospitalar de paciente de sexo masculino, de 66 anos, o qual foi POSITIVO. Este paciente é morador de Santo Augusto e trabalha como caminhoneiro. Ele esteve em outro município e, ao retornar para Santo Augusto, buscou a Unidade de Saúde por apresentar sintomas. Após a avaliação do médico, foi encaminhado para o Hospital Bom Pastor e realizada a coleta. Iniciou o tratamento com protocolo suspeito de Covid-19 devido ao quadro de dispnéia (falta de ar). Foi transferido para o hospital regional devido ao seu quadro clínico requerer aporte hospitalar de referência. Os isolamentos dos familiares e os monitoramentos estão sendo feitos pela equipe de epidemiologia e Unidade de Saúde de Referência.

Também recebeu ontem, dia 12 de julho, o resultado da coleta de paciente de sexo feminino, de 54 anos, o qual foi POSITIVO. Esta paciente buscou o atendimento da equipe via telefone relatando sintomas gripais e também estadias em outro município. Foi realizada a coleta ambulatorial e iniciado o tratamento com protocolo suspeito de Covid-19, devido ao quadro. Encontra-se estável e em isolamento domiciliar. Os isolamentos dos familiares e os monitoramentos estão sendo feitos pela equipe de epidemiologia e Unidade de Saúde de Referência.

Anuncia também que recebeu os resultados de outras coletas, todas com resultados NEGATIVOS. Paciente de sexo masculino, de 18 anos, paciente de sexo masculino, de 34 anos e paciente de sexo feminino, de 23 anos.

Informa ainda que foram realizadas 3 coletas ambulatoriais, sendo elas de uma paciente de sexo feminino, de 32 anos, um paciente de sexo masculino, de 53 anos, e um paciente de sexo masculino, de 57 anos, todos com Síndrome Gripal, cujos resultados estão sendo aguardados.

Seguimos com 6 casos confirmados, sendo um deles de óbito, 65 casos descartados (40 testes rápidos e 25 Swabs), 2 casos já recuperados, 13 casos em monitoramento por Síndrome Respiratória e 4 casos suspeitos aguardando resultado do LACEN.

Na região da 17ª CRS, somam 444 casos confirmados, segundo o Boletim Epidemiológico COVID-19 49/2020, atualizado em 13 de julho de 2020, às 15h30.

Reforçamos a solicitação para que não haja aglomeração de pessoas, que os munícipes mantenham as medidas preventivas, redobrando os cuidados com a higiene, principalmente lavando bem as mãos antes de tocar o nariz, olhos e boca e usando máscaras sempre que precisarem sair de casa. E principalmente as pessoas que estiverem sob monitoramento de isolamento DEVEM cumprir rigorosamente as orientações, sendo que o descumprimento caracteriza INFRAÇÃO de medidas sanitárias para prevenção da Covid-19, sujeito a sanções.

Número de contato VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Secretaria Municipal de Saúde: (55) 9 9732-6031.

Nas UBSs serão atendidos apenas os casos de urgência e emergência. Por isso, pedimos que a população compareça nas unidades apenas em casos de extrema necessidade.
Antes de se deslocar, ligue para a sua unidade:
– Central de Gestão: (55) 3781-4356
– UBS – Zona Sul: (55) 3781-3447