Atendimento: (55) 3781 - 4362 Chefia de Gabinete

SMOV REALIZA FORÇA-TAREFA PARA MELHORAR AS ESTRADAS DO INTERIOR

SMOV REALIZA FORÇA-TAREFA PARA MELHORAR AS ESTRADAS DO INTERIOR

Data: 21 de fevereiro de 2019
Com o retorno das aulas e a safra se aproximando, a Secretaria de Obras, Viação e Trânsito está focada em melhorar as condições de trafegabilidade das estradas do interior do município, através da execução de uma força-tarefa. Sobre esta ação, o secretário da SMOV,  Ivo Oliveira, informou que devido a secretaria possuir algumas máquinas com problemas, além da necessidade de novas aquisições que demandam de processo de licitação e também tendo em vista o curto prazo para execução das melhorias antes da safra, foram contratadas  200 horas de caminhões caçamba, 100 horas de patrola, 100 horas de rolo e 20 horas de trator de esteira.
A respeito dos locais, o secretário Ivo disse que o roteiro seguido percorre todo o interior, sempre priorizando o transporte escolar, seguido do escoamento da produção de leite e suinocultura, bem como da produção de grãos.
Como um dos principais motivos para que as estradas fiquem danificadas mais rapidamente, foi apontado o assoreamento das sarjetas, as quais estão cheias de inços, plantações de capim elefante e até mesmo de árvores, prejudicando o escoamento da água da chuva pelas laterais e fazendo que escoe por cima da estrada causando os buracos e valetas.
Sobre este aspecto, o secretário Ivo mencionou que, de acordo com a área de domínio, o produtor é responsável por no mínimo três metros da estrada para dentro de sua propriedade e acrescentou: “Nós estamos mantendo uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e um caminhão somente para limpar as sarjetas e barrancos, antes de poder executar o trabalho com a patrola. Se o produtor mantivesse limpo o espaço que lhe compete, o serviço seria mais rápido e de menor custo e as estradas não estragariam tanto. Para o produtor é muito fácil, basta acrescentar um bico a mais no pulverizador e dessecar a parte da sarjeta também. É uma conscientização que deveriam ter.”
Nas fotos referentes a esta matéria podem ser visualizados exemplos de estradas que estão com as sarjetas cobertas por inços e outros vegetais prejudicando o escoamento das águas, bem como também podem ser visualizados alguns locais onde já foram realizadas as melhorias.