SERVIDORES DA SMEC PARTICIPARAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE DIREITOS E DEVERES DOS SERVIDORES PÚBLICOS

Data: 8 de novembro de 2019

No dia 05/11, nas dependências do Clube Sete de Setembro, todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura participaram de uma capacitação sobre “Direitos e Deveres dos Servidores Públicos”, com a consultora e advogada Viviane Freitas Oliveira.

Com objetivo de qualificar os servidores para que conheçam a lei que rege suas vidas profissionais, a palestrante iniciou sua explanação solicitando a todos que refletissem sobre as perguntas: “Quem sou eu?” e “Que papel eu desempenho no meio em que estou inserido?”, dando ênfase na necessidade de estarem cientes de quem são como pessoas e de que precisam se envolver mais nas suas atividades, buscando a excelência de si mesmo no decorrer de suas vidas, fazendo o melhor dentro das condições encontradas.

Após esta reflexão, Viviane começou a detalhar como a Constituição Federal define o servidor público e os direitos e deveres que estão contemplados na Lei Municipal Nº 1.690, de 30 de dezembro de 2003, onde os artigos foram debatidos, sanando várias dúvidas dos servidores.

“Acredito que foi um momento único e de extrema importância. A gente percebeu que muitas das coisas que são óbvias para nós e que estamos lidando mais diretamente com a questão administrativa, não é de conhecimento do servidor. Foi um dia de aprendizagem sobre além de si mesmos, sobre aquilo que temos como legislação e que rege a forma com a qual devemos seguir enquanto servidores públicos municipais.” – disse a secretária Zaira Rotili.