Atendimento: (55) 3781-4362

PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES SERÁ REALIZADO NO MUNICÍPIO

PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES SERÁ REALIZADO NO MUNICÍPIO

Data: 16 de abril de 2019
PROJETO DE SUBSTITUIÇÃO DE ÁRVORES SERÁ REALIZADO NO MUNICÍPIO
Está sendo encaminhado o processo de licitação das obras de pavimentação asfáltica e drenagem em alguns trechos de ruas do centro da cidade. Na rua Rio Branco, entre a rua Independência e a rua Guerino Boligon, será feita drenagem. Ainda da rua Rio Branco até a rua 15 de Novembro será feito asfalto. Também receberá asfalto a rua São João, entre a Avenida do Comércio e a rua Floresta, e a Rua Guerino Boligon, no trecho entre a Avenida do Comércio (rótula) até a rua Floresta.
Com estas melhorias surgiu a necessidade de se implantar um projeto de rearborização, pois nestes locais há muitas árvores antigas, não apropriadas para passeio público, onde a maioria encontra-se com problemas fitossanitários, ocasionando riscos de queda. Além disso, estes exemplares maiores de árvores serão empecilhos para o bom andamento das obras de drenagem.
Para prestar esclarecimentos para a comunidade, a licenciadora ambiental Gabriela Puhl, a engenheira agrônoma Juçara Ceolin e o secretário da SEDECOM Luiz Bertolo estiveram na manhã de hoje na Rádio Querência.
Segundo informou a licenciadora Gabriela, todas as árvores dos trechos que receberão as obras foram avaliadas tecnicamente e serão retiradas apenas as que oferecem riscos ou danos aos passeios públicos. Além disso, será feita a substituição por espécies de menor porte, que sejam apropriadas para esta finalidade. Acrescentou também que o projeto de arborização inclui o plantio, mesmo nos locais que não possuem árvores atualmente, e solicitou o apoio da população, especialmente dos moradores locais, na manutenção das novas mudas.
A engenheira agrônoma Juçara relatou que serão substituídas cerca de 40 árvores neste projeto específico, mas que está em fase de estudo a implantação de um plano municipal de arborização para fazer uma substituição gradativa em outros pontos da cidade, visando o embelezamento dos passeios e segurança dos munícipes.
ATENÇÃO: Vale lembrar que para fazer a retirada de uma árvore é necessária a autorização do setor de meio ambiente. Quem não cumprir a legislação poderá ser multado e responder judicialmente por crime ambiental.