PALESTRA MOTIVACIONAL PARA OS SERVIDORES DA SAÚDE COM MARIANITA ORTAÇA

Data: 14 de março de 2019

Tendo em vista que o objeto de trabalho na Secretaria de Saúde é o ser humano doente; que os servidores convivem diariamente com a doença e suas consequências, com emoções, sentimentos e conflitos intensos presentes nos pacientes, nos familiares, bem como nos próprios profissionais os quais sentem-se, por diversas vezes, frustrados e impotentes frente à realidade da doença, o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 13 de março de 2019, a Palestra Motivacional “Felicidade Aplicada” com Marianita Ortaça, no Instituto Federal Farroupilha, voltada para os servidores municipais.

Marianita é formada em psicologia há 8 anos e desde então atua como psicóloga clínica em São Luiz Gonzaga. Trabalha também com orientação profissional, seleção (psicologia organizacional), psicologia jurídica (perícias). É colunista desde 2011, escrevendo semanalmente para 4 jornais e 1 blog. É idealizadora do projeto Felicidade Presente que tem a intenção de levar ao maior número de pessoas a ciência da felicidade (psicologia positiva) e auxiliá-las no autoconhecimento e busca por uma vida plena. Também é cantora, gaiteira e percussionista, acompanhando seu pai Pedro Ortaça e sua família desde os 8 anos de idade. É empresária do ramo de confecções com a marca que leva seu nome.

Nesta oportunidade, a palestrante ministrou sobre o tema “Felicidade”. Através da frase: “A felicidade é contagiante. A tristeza também! O que você espalha?”, possibilitou aos servidores a reflexão de que ser feliz é uma escolha, é possível aprender a construir uma vida feliz. Todavia, este esforço é um esforço individual, não é responsabilidade do outro nos fazer feliz, pois o outro não nos conhece. Marianita reforçou ainda, que um dos fatores primordiais para que possamos ser felizes, é o nosso relacionamento, os nossos laços afetivos com amigos, colegas e familiares. Através de dinâmicas e música, proporcionou aos servidores um momento de compartilhamento de emoções e sentimentos positivos, proporcionando o fortalecimento dos laços de trabalho.
Com sua emocionante habilidade musical, brindou os presentes com sua gaita e voz.