III FEIRA DO LIVRO DE SANTO AUGUSTO: CULTURA, INCENTIVO À LEITURA E MUITAS EMOÇÕES!

Data: 27 de novembro de 2019

Quebrando um período de 15 anos sem a realização deste evento, a III Feira Municipal do Livro foi um sucesso, pois além de incentivar o gosto pela leitura e aproximar o público santo-augustense e regional de livros e autores, a feira oportunizou momentos culturais de inestimável valor.

Entre os dias 20 e 22 de novembro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santo Augusto, foram apresentadas 4 peças teatrais com o grupo Saca-Rolhas, 3 peças teatrais com o grupo Teatro Luz & Cena, além da realização do projeto Biblioteca em Ação: II Festival de Histórias – Grupo de contadores “Contar, encantar e educar” – IFFar – Campus Santo Augusto. O lúdico e o encanto estiveram presentes também na apresentação cultural realizada por alunos da EMEF São João, bem como na brilhante apresentação da Banda Municipal Oscar Schirmer Filho. Também foi realizada sessão de cinema ao ar livre com um curta-metragem voltado para o público infantil e um longa-metragem voltado para o público adulto.

O patrono da feira, Mauricio Souto, realizou a palestra “Pensar grande dá certo” e, além de todas estas atrações, destacamos o stand de livros, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais e as interações com os personagens dos livros feita pelo grupo Saca-Rolhas. É importante lembrar que o acesso a todas estas atrações era gratuito, um presente para toda a comunidade.

Com um público de aproximadamente 2.500 pessoas, entre alunos e visitantes, e uma estimativa de 5.000 livros vendidos, a III Feira Municipal do Livro despertou a consciência da importância de se desenvolver o hábito de ler e a percepção de que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida produtiva, com qualidade e realização. Este incentivo ficou ainda mais evidenciado, uma vez que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura proporcionou um vale livro aos professores da rede municipal no valor de R$ 50,00 e aos alunos, também da rede municipal, no valor de R$ 20,00 para que todos pudessem adquirir pelo menos um livro.

“Foi extremamente gratificante, com diferentes momentos culturais. A grande venda de livros também significou que a comunidade abraçou esta causa e por isso precisamos destes espaços para difundir a leitura, a escrita e incentivar os bons sentimentos que fazem bem à nossa alma e ao nosso coração” – disse a secretária de educação e cultura Zaira Rotili.

Visualize todas as fotos deste evento em www.fb.com/SantoAugustoOficial