Santo Augusto - Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018

Notícia

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVEU PALESTRA SOBRE VALORIZAÇÃO DA VIDA EM SANTO AUGUSTO
26/09/2018 / SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVEU PALESTRA SOBRE VALORIZAÇÃO DA VIDA EM SANTO AUGUSTO


Estamos no mês do SETEMBRO AMARELO, mês este de mobilização mundial de prevenção ao suicídio. Devido a importância do assunto, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Augusto, através do NAAB (Núcleo de Apoio à Atenção Básica - saúde mental, álcool e outras drogas), juntamente com o NUMESC (Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva), promoveu uma palestra, no dia 25 de setembro, com os assuntos: “Valorização da vida, a comunicação não violenta, o saber ouvir e o trabalho do CVV (Centro de Valorização da Vida - Como Vai Você?)”.

A psicóloga Aline Mendonça, integrante do NAAB, informou que o suicídio é um grave problema de saúde pública, onde a cada quarenta segundos, uma pessoa tira a própria vida no mundo, afetando com sua perda de 6 a 10 pessoas diretamente, sendo que o Rio Grande do Sul tem apresentado ao longo da história as maiores taxas de suicídio do país, segundo a Organização Mundial de Saúde. Aline acrescentou que o suicídio ainda é um tabu, um assunto que enfrenta preconceito, mas que precisa ser trabalhado, pois a falta de informação e conhecimento é o que impede a identificação dos sinais que as pessoas externam demonstrando a necessidade de ajuda.

Por este motivo, “Falar é a melhor opção”! E este foi o objetivo da palestra: sensibilizar a população para que saiba dar atenção e ouvir mais as pessoas ao redor. Uma importante pergunta que devemos fazer aos nossos amigos, vizinhos e familiares é: “Tem algo que eu possa fazer para lhe ajudar?” e a partir desta pergunta tratar a resposta com compreensão empática, respeito, aceitação incondicional, apoiando moralmente e confiando na tendência construtiva da pessoa que está expondo seus problemas.

Este é o trabalho do CVV, onde a equipe de voluntários do posto de atendimento de Três de Maio esteve presente ministrando a palestra para o grande público que compareceu. A Coordenadora Claudia Regina Demo explicou que o CVV é uma ONG, que existe no Brasil desde 1962, com trabalho totalmente voluntário. Cada voluntário se coloca à disposição para fazer o atendimento de quem liga gratuitamente para o número 188. O serviço é anônimo, sigiloso, disponível 24 horas e quando a ligação chega até a central é direcionada para um voluntário disponível, em qualquer lugar do Brasil. Claudia esclareceu que qualquer pessoa que sinta a necessidade de conversar sobre seus problemas e angústias pode ligar para o 188 e destacou que muitos dos atendimentos são feitos a pessoas que se sentem solitárias e utilizam o serviço para compartilhar acontecimentos da sua rotina, pois muitas vezes não tem com quem conversar, situação esta que também pode gerar depressão e possibilitar a ocorrência de um ato suicida.

Os atendimentos através do 188 estão crescendo cada vez mais, sendo que do dia 01/09 até o dia 24/09 foram recebidas 243 mil ligações, indicando a importância deste serviço e a necessidade de também ajudarmos, nos aproximando mais das pessoas, demonstrando interesse e se colocando à disposição para ouvir. Afinal, para quem está passando por problemas, FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO E VIVER É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO!