Santo Augusto - Domingo, 21 de Outubro de 2018

Notícia

MAIS QUALIDADE, ECONOMIA E EFICIÊNCIA PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE SANTO AUGUSTO
25/07/2018 / MAIS QUALIDADE, ECONOMIA E EFICIÊNCIA PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE SANTO AUGUSTO


Santo Augusto foi um dos seis municípios do Estado do Rio Grande do Sul que conseguiu aprovação de projeto junto ao Programa RELUZ da Eletrobras, a fundo perdido, para melhoraria na iluminação pública. É uma reivindicação popular e foi um compromisso assumido pela Administração Municipal, que mesmo em frente a falta de recursos, buscou novas alternativas para garantir que a iluminação pública tenha mais qualidade, contribuindo também para a segurança de todos os munícipes.
 
Na manhã de ontem, capacitando nosso município para o processo de licitação de aquisição das luminárias LED, estiveram em Santo Augusto os representantes do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Thiago Menegotto, Aline Coelho e Gabrielle Cassol e também Rodrigo Oliveira e Marislaine Gondlach, representantes do DIP - Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
 
Segundo o Vice-Prefeito Marcelo Both, a orientação do Inmetro é fundamental para garantir os requisitos mínimos de qualidade dos materiais que serão adquiridos através do processo licitatório. Acrescentou que a licitação ocorrerá após o período eleitoral por se tratar de recurso público federal, mas que acredita que até o início do próximo ano já seja iniciada a substituição das lâmpadas atuais por luminárias LED, nos pontos determinados pelo projeto. Reforçou que o recurso federal, com o qual nosso município foi contemplado, é no valor de R$ 306.731,01 (trezentos e seis mil, setecentos e trinta e um reais e um centavo) e será usado para aquisição de luminárias LED e execução do projeto.
 
Ressaltamos que serão contemplados pelo projeto alguns pontos na Avenida Central, na Avenida do Comércio, na Avenida Getúlio Vargas, na Avenida Ângelo Santi e nas Ruas 15 de Novembro, São João, Vicente Silva, Independência, Padre Roque Gonzáles e Coronel Júlio Pereira, nos trechos correspondentes entre a Rua Rio Branco e Avenida do Comércio.
 
Portanto, este será um excelente investimento, uma vez que as luminárias LED são mais eficientes e com tecnologia sustentável, sendo muito mais econômicas e com expectativa de durabilidade acima de 10 anos.
 
Vale lembrar que este projeto não está relacionado com a manutenção normal da iluminação pública. A manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. Sobre isso, o Coordenador Samuel informou que inicialmente algumas lâmpadas entregues pela empresa vencedora da licitação apresentaram pouca durabilidade após instaladas e mesmo com a substituição, a demanda foi maior que a quantidade de material adquirido. Portanto, foi necessário encaminhamento de nova licitação e em breve esperam solucionar este problema.