Santo Augusto - Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018

Notícia

O Meio Ambiente agradece!
28/02/2018 / O Meio Ambiente agradece!


 Na sexta-feira passada, dia 23 de fevereiro, foi disponibilizado pela empresa Natusomos, em parceria com a SEDECOM, um posto de coleta de lixo eletroeletrônico. Esta ação é necessária para disponibilizar à comunidade uma forma de descartar corretamente este tipo de material que é tão prejudicial para a natureza. Em geral, quando um equipamento eletrônico se mostra obsoleto ou tem algum defeito é descartado. Porém, esse tipo de lixo não pode ser simplesmente jogado no meio ambiente. Um dos principais problemas desse descarte incorreto está no fato de que eles contêm substâncias químicas como chumbo, mercúrio, cádmio, berílio, dentre outros. Esse tipo substância pode gerar a contaminação da água ou do solo. Além disso, essas substâncias podem causar graves doenças nas pessoas que trabalham coletando o lixo. Outro ponto que deve ser ressaltado é que esses equipamentos têm diversos componentes de plástico, vidro e metais, o que os tornam muito difíceis de serem decompostos no solo.

A empresa Natusomos esteve em nosso município em duas oportunidades no ano passado e na última sexta foram coletados 42 toners, 620 lâmpadas, 26,5 kg de pilhas e 40m³ de outros materiais como televisões, celulares, computadores, aparelhos de som, geladeiras, dentre outros.

A SEDECOM agradece aos meios de comunicação pela divulgação da campanha, às empresas e principalmente à população que aceitou o convite e cumpriu seu papel, seu compromisso individual para com o lixo que produz, contribuindo para a preservação do meio ambiente.