Santo Augusto - Domingo, 19 de Novembro de 2017

Notícia

1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres
23/05/2017 / 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres


 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade.
 
Encerrando 1ª Semana de Reflexão Sobre os Impactos da Violência na Vida Humana, ocorreu na tarde do dia 18 de maio, a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres, cujo tema foi: Desafios para a Integralidade com Equidade.
 
Antes desta conferência, foi realizada uma Pré-Conferência na noite do dia 15, na Sede da Associação dos Moradores do Bairro São Francisco e teve uma grande participação popular. Nesta pré-conferência foi realizada uma Roda de Conversa sobre a Saúde Integral da Mulher e também uma roda de conversa com o Dr. Florisbaldo Polo que falou sobre a importância de cuidar também da saúde emocional, além da saúde física.
 
Já na Conferência, apesar do tempo muito chuvoso, o público compareceu e contamos com a participação de autoridades da administração municipal, servidores, profissionais de saúde e assistência social, professores e demais membros da comunidade. O público somado na Pré-Conferência e na Conferência foi de aproximadamente 300 pessoas, as quais representaram o interesse popular em debater e buscar melhorias relacionadas à saúde da mulher.
 
Durante a Conferência, o painel ministrado pela Promotora de Justiça Marciéli da Silva Serafim Preis, pela Médica da ESF Kátia Karolina Webers e também pelo Delegado da Polícia Civil Gustavo Fleury, contemplou as diferentes formas de se cuidar da saúde da mulher, seja da saúde física, principalmente através da prevenção, mudanças de hábitos e assistência personalizada para cada fase da vida, ou seja na saúde emocional, onde foram apresentados as várias formas de violência e os meios de buscar ajuda e proteção. Dentre as propostas elencadas na conferência, foi considerada muito importante a formação de Conselhos Locais de Saúde para debater assuntos da saúde da mulher e demais assuntos relacionados à saúde. Finalizando o evento, foram escolhidos os Delegados da Conferência Municipal que representarão nosso município na conferência estadual que acontecerá nos dias 9 a 11 de junho em Porto Alegre. Representando os munícipes, foram eleitos Gladis Novack como titular e Arlei do Amaral como suplente. Representando os profissionais de saúde e administração municipal foram escolhidas Cristiane Speroni como titular e Naiane Camilo como suplente.
 
A Coordenadora Geral da Conferência, Iara Conceição Kantorski e a Secretária Municipal de Saúde, Cleoni Fagundes, avaliaram o evento de forma muito positiva, pois foi possível avaliar a política Municipal e regional sobre a saúde das mulheres, contando com uma participação expressiva da população e possibilitando intensificar e qualificar esta política no nosso município.